PUB
PUB
Internacional
Cientologia no centro da polémica
Tom Cruise na 66ª edição dos Globos de Ouro (Foto EPA)
Redação Lux  com IP em 27 de Novembro de 2009 às 09:00
Definitivamente a cientologia está «debaixo de fogo». O culto, fielmente seguido por Tom Cruise e John Travolta, está na mira de um político australiano Nick Xenophon que levantou a questão no parlamento acusando a cientologia de «abusar dos seus seguidores, atacar os seus críticos impetuosamente e ser dirigida por paranóia».

Segundo o «Expresso» o discurso do político tinha como objectivo revogar a isenção do pagamento de impostos da cientologia por a mesma deter o estatuto de religião.

Já o primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd, acompanhou as críticas e expressou a sua preocupação pelo «padrão mundial de abuso e criminalidade» conotado com a igreja e está a disposto a abrir um inquérito.

Paul Haggis é o mais recente dissidente da religião que abraçou durante 30 anos. Após a saída, Haggis acusou a cientologia de homofobia e de ser mentirosa. O actor Jason Beghe também abandonou a igreja e desde então que é um dos críticos mais acérrimos.

No mês passado a cientologia foi condenada pela justiça francesa a pagar uma multa de 600 mil euros, acusada de fraude organizada. Os líderes foram condenados a penas de prisão suspensas.

A igreja também perdeu os processos que levantou contra o «Washington Post» e a revista «Time», depois destes a terem classificado de «culto da ganância».



Tom Cruise é um defensor acérrimo da religião mas as suas posturas não têm ajudado a credibilizar a igreja.

O actor aparece num vídeo no Youtube onde se ri descontroladamente no momento em que insinua que os cientologistas vão resolver os problemas do mundo.

Veja, abaxo:

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção