PUB
PUB
Nacional
2 anos após histerectomia Raquel Prates garante: "A qualidade da minha vida atual é muito superior"
Raquel Prates Foto: Artur Lourenço/Lux
Redação Lux em 12 de Janeiro de 2024 às 18:33

Raquel Prates falou, em entrevista à Lux, sobre a sua qualidade de vida “atualmente muito superior” desde que se submeteu uma histerectomia total com excisão de todas as lesões provocadas pela endometriose e adenomiose.

Partilhando o seu testemunho, a apresentadora fez, e continua a fazer, parte de um movimento de consciencialização que deu a conhecer esta situação clínica que aflige tantas mulheres de forma dramática.

Lux -  Vai fazer dois anos que foi submetida a uma histerectomia total com excisão de todas as lesões provocadas pela endometriose e adenomiose. Como se sente atualmente? Que aprendizagem retirou dessa luta?

R.P. - Sinto-me muito bem com essa decisão e a qualidade da minha vida atual é muito superior. Não estou em constante estado inflamatório e não sinto dores. A aprendizagem é muito extensa e em diversas áreas, curiosamente a mais fácil de decifrar foi a física, talvez por ser mais rápida, consciente. Depois existiram muitas outras questões que levantei, e que viviam no subconsciente. E esta última foi a mais intensa e dolorosa aprendizagem. 

Lux -  Sente que foi importante partilhar a sua história no sentido de sensibilizar e apoiar tantas mulheres que sofrem da doença? Continua a trabalhar nesse sentido?

R.P. - Sinto que fiz parte de um movimento de consciencialização que finalmente teve alguma expressão em Portugal. A doença era praticamente desconhecida, tal como as suas características, sintomas e efeitos nefastos. Ainda é uma doença mal compreendida e aceite pela sociedade, com um enorme impacto na vida pessoal e profissional das mulheres.  

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção