PUB
PUB
Nacional
Morreu o poeta Nuno Júdice
Nuno Júdice Foto: Arquivo Lux
Redação Lux em 18 de Março de 2024 às 12:36

Nuno Júdice morreu no dia 17 de março, aos  74 anos, vítima de cancro. Natural de Portimão, foi um dos poetas portugueses mais publicados e traduzidos, tendo a sua obra merecido reconhecimento internacional com vários prémios. Era o diretor da revista "Colóquio-Letras", da Fundação Gulbenkian.

Numa nota de homenagem, o Presidente da República destacou o seu papel “decisivo numa época de transição da poesia portuguesa, entre as tendências experimentais da década de 1960 e o tom mais quotidiano dos anos 80 e seguintes" assinalando os “versos por vezes longos, discursivos, meditativos, o tom tardo-romântico, as interrogações sobre a noção de poema, mais tarde o pendor evocativo, melancólico ou irónico”.

 Em 2018, Nuno Júdice foi galardoado com o prémio PEN do Clube Galego e em 2021, distinguido com o Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho da Associação Portuguesa de Escritores (APE) pela publicação do livro “Regresso a um cenário campestre”, editado em 2020. Foi finalista do Prémio Europeu de Literatura pela obra “Meditação sobre ruínas” que em 1994 já tinha sido distinguida também pela APE.

Em 2022, foi publicado o volume “50 anos de poesia (1972-2022), que reúne o seu trabalho poético durante meio século.

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção