PUB
PUB
Nacional
Morreu o coronel e militar de Abril Marques Júnior
Marques Júnior no Parlamento [LUSA]
Redação Lux em 1 de Janeiro de 2013 às 10:53
Marques Júnior foi um dos capitães do 25 de Abril e esteve quase trinta anos no Parlamento, quase todos como deputado do PS, desempenhando atualmente o cargo de presidente do Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações (CFSIRP).

O capitão de Abril e atual presidente do Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República portuguesa (CFSIRP), Marques Júnior, morreu na segunda-feira, disse à agência Lusa fonte da direção do PS.

Marques Júnior tinha 66 anos e estava internado há vários dias no Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa, devido a um derrame cerebral.

Nascido a 03 de julho de 1946, António Alves Marques Júnior era coronel de Infantaria do Exército e participou na revolução de 25 de Abril de 1974, tendo feito parte do Conselho da Revolução desde 1975, onde se manteve até à sua extinção.

Pela sua participação na «Revolução dos cravos» foi condecorado, em representação dos militares do 25 de Abril, com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

Licenciado em Ciências Militares, foi eleito deputado pela primeira vez em 1985 pelo Partido Renovador Democrático, passando para o PS no início dos anos 90 e integrando as listas do partido à Assembleia da República, onde no total esteve quase trinta anos.

Ao longo de oito legislaturas, ocupou funções como vice-presidente da Assembleia da República e presidente do Conselho de Administração do Parlamento.

Marques Júnior era (desde 2008) presidente do CFSIRP e membro da Comissão Nacional do PS.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção