PUB
PUB
Nacional
Helena Pestana  com Fotos: Salvador Esteves em 24 de Abril de 2010 às 18:02
Durão Barroso apoia filho Guilherme, que criou com os amigos uma ONG em Moçambique
N a mesma semana em que passou pela dor de perder a mãe, José Manuel Durão Barroso também teve razões para sorrir. Guilherme, o seu filho mais velho, apresentou a ONG (organização não governamental) que criou com mais quatro amigos para ajudar pessoas carenciadas na ilha de Moçambique.

A We and You surgiu em 2007, iniciativa de um grupo de estudantes universitários que queriam ajudar e que, para isso, criaram uma organização de trabalho voluntário. Em 2009, o grupo de voluntariado passou a associação e agora, em 2010, a ONG. Tudo isto partiu da boa vontade de jovens como Guilherme Barroso, mas também de outros como Frederico Nigra, Miguel Amaral, Luís Brito e Stefano Nigra.

«Inicialmente, a nossa ideia era ir para a Ilha de Moçambique e fazer voluntariado noutras organizações, mas não encontrávamos o sítio ideal. Como um amigo tinha lá casa, onde podíamos ficar, decidimos fazer um projecto nosso», contou o filho de Durão Barroso.

«O primeiro ano foi muito lento. No segundo melhorou, mas só este ano é que demos um salto maior. Já construímos um poço e agora estamos a planear uma rede de construção de poços à volta da ilha. Também já fizemos uma escolinha, um lar para estudantes e estamos a dar explicações e a fazer workshops sobre sida, malária, cólera e sobre as regras básicas de higiene», acrescentou.

Desta experiência, o estudante de Gestão não retira senão o melhor: «É um bocadinho cliché, mas realmente uma pessoa vai lá e recebe muito mais do que aquilo que dá. É uma realidade completamente diferente ver como as pessoas vivem com tão pouco», afirmou.

Presidente da assembleia-geral da WAY (We and You), Frederico Nigra, filho de Diana Polignac de Barros, partilha o entusiasmo do amigo: «Temos muito espaço para crescer e é tão simples ajudar. Um pequeno gesto, uma pequena ajuda, faz toda a diferença para quem precisa», garantiu.

Nesta tarde, em que inaugurou uma exposição de fotografias no El Corte Inglés, cujas vendas revertem a favor da WAY, o grupo contou com o apoio da família. Margarida Sousa Uva, mãe de Guilherme, não pôde estar presente, mas Durão Barroso, o irmão Francisco e a namorada,

Luísa Salazar de Sousa, não faltaram. O presidente da Comissão Europeia não escondeu o orgulho no filho, que chegou mesmo a perder um ano na faculdade para se dedicar ao voluntariado.

«Obviamente fico orgulhoso porque é uma boa iniciativa. Já perdeu um ano na faculdade por causa disso, mas é bom. Acho que faz parte da formação da pessoa ter, além dos seus estudos, hipótese de partilhar com os outros e ajudar», afirmou.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção