PUB
PUB
Nacional
Redação Lux  com Vanda Jorge | Fotos: João Cabral em 11 de Julho de 2010 às 16:01
Fotos: Famosos em exposição que homenageia Carmen Miranda
Há cerca de um ano, no momento em que se assinalava o centenário do nascimento de Carmen Miranda, nascia a vontade de mostrar ao público português «A nossa Carmen - A maior luso-brasileira de sempre». O desejo cumpriu-se e no Centro Cultural de Cascais acaba de ser inaugurada uma exposição com peças vindas do Museu Carmen Miranda, no Rio de Janeiro, e que, através de imagens, sons e objectos, conta a história da estrela luso-brasileira.

«É uma grande exposição e estou muito contente e entusiasmada com o que conseguimos fazer numa altura difícil para a vida de todos nós. Decidimos que tínhamos de trazer a Carmen para Portugal porque os portugueses não a conhecem. Talvez a geração acima de mim ainda se lembre. Ninguém tem neste país a noção da profissional do espectáculo, da grande intérprete, que ela era. É a única luso-brasileira que chegou a Hollywood e para quem os melhores compositores brasileiros escreveram», disse Maria João Bustorff, presidente da Espírito Santo Cultura.

Para o biógrafo da artista, nascida em Marco de Canaveses, a exposição procura «repatriar

Carmen Miranda à língua portuguesa», explica Ruy Castro.

«Quero que os brasileiros e os portugueses passem a vê-la como uma grande personalidade da nossa língua e não a celebridade internacional, quero que voltem a perceber a Carmen como a grande cantora da língua portuguesa. Foi uma grande personalidade na vida cultural do Brasil dos anos 30, inventou tudo. A contribuição dela foi gigantesca e nós minimizamo-la em troca da celebridade internacional em que teve de se tornar quando foi para os Estados Unidos», acrescenta o comissário da exposição.

Algumas dezenas de personalidades marcaram presença no dia da inauguração, entre elas o presidente da Câmara Municipal de Cascais. António Capucho mostrou-se «orgulhoso» por Cascais homenagear a grande embaixadora da alegria brasileira.

«Não posso estar mais orgulhoso, é mais um evento cultural de grande significado. É uma mulher que continua, após 100 anos, a ser um marco histórico do País, que nunca renunciou à nacionalidade e é a única portuguesa com o nome gravado no passeio da fama. É uma mostra fantástica de uma grande artista», disse António Capucho.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção