PUB
PUB
Nacional
Redação Lux  com Elsa Alves em 19 de Dezembro de 2010 às 14:02
Anna Westerlund inaugura loja CraftClub na companhia do marido, da família e dos amigos
Em parceria com as artistas Gloria de los Rios e Helena Brízido, Anna Westerlund vê agora concretizado o começo de um sonho.

«Ter um espaço de vendas e exposição do meu trabalho, apesar de não ser só meu», confessa a ceramista.

Há muito que se conhece a arte da mulher de Pedro Lima, mas foi no verão deste ano que, finalmente, o sonho começou a tomar forma, neste espaço que leva o nome de CraftClub.

«Desde miúda que sempre gostei de tudo o que se relaciona com trabalhos manuais», recorda Anna. «O facto de a cerâmica permitir trabalhar uma peça utilitária, que as pessoas usem no dia-a-dia, e, por outro lado, também uma peça mais contemplativa, atrai-me!», partilha.

Uma paixão totalmente encorajada pelo marido. «Sem o apoio dele, não teria conseguido. Ele foi fundamental.»

Até porque, nestes últimos meses, foi Pedro Lima quem se dedicou mais às lides domésticas e aos três filhos, enquanto Anna dava largas à imaginação.

«Gosto de desafios e este foi ultrapassado», garante o ator, entre risos.

Emma, de 6 anos, Mia, de 3, e Max, de 7 meses, é que têm sentido uma maior ausência da mãe.

«Estão sempre a reclamar, dizem: ¿A mãe agora não tem tempo para nós.¿ Confesso que, quando me dizem isso, no imediato, fico com um bocadinho de peso na consciência, mas se não tivesse na maior parte do ano a dedicação que lhes tenho, também não reclamavam quando não tenho esse tempo», justifica a artista.

A mãe e a avó de Pedro Lima fizeram questão de comemorar com Anna mais esta etapa da sua vida. A sogra não lhe poupa elogios.

«Ela é amorosa, atenta e uma pessoa sempre disponível. Gosto muito dela. Acho que ele tem muita sorte, e ela também, claro. Estou muito orgulhosa da Anna. Ela tem peças muito bonitas», elogia Conceição Barata, de 64 anos.

Apesar de ter passado grande parte da sua vida em Angola, de onde é natural, sempre seguiu a vida e a profissão do filho: «Só estou cá desde que me reformei, há dois anos. Agora é que tenho a felicidade de os poder ver mais de perto e estou muito feliz.»

Foram muitas as figuras públicas que tiveram a oportunidade de apreciar o trabalho da ceramista, entre elas o criador de moda José António Tenente.

«Gostei imenso. São peças muito delicadas, femininas e graciosas. Características que reconheço na Anna», elogia o estilista.

Pimpinha Jardim já conhecia o seu trabalho e adora-o: «Sou uma grande fã. Gostaria de ter uma destas peças lá em casa.»
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção