PUB
PUB
Nacional
Novo governo empossado promete que «Portugal não falhará»
Cavaco Silva e Pedro Passos Coelho Foto: Lusa
Redação Lux  com AM em 21 de Junho de 2011 às 15:44
O XIX Governo Constitucional tomou posse esta terça-feira, com o novo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, a garantir que «Portugal não falhará», depois de o Presidente da República ter alertado para os «riscos catastróficos» de um eventual incumprimento dos compromissos internacionais.

A cerimónia decorreu no Palácio da Ajuda, em Lisboa, tendo tomado posse, além do primeiro-ministro, onze ministros e dois secretários de Estado, naquele que é - ainda sem serem conhecidos os secretários de Estado ¿ o executivo mais pequeno desde o 25 de abril.

O primeiro discurso foi o do Presidente da República, Cavaco Silva, que sublinhou a importância de cumprir os compromissos internacionais no âmbito da ajuda externa, sob pena de a situação se tornar «economicamente irreversível e socialmente insustentável».

O primeiro-ministro deixou também o compromisso de reduzir o endividamento do país e o que chamou de «embriaguez da dívida» e uma promessa: «Portugal não falhará».

A reforma da justiça mereceu uma referência especial de Passos Coelho, que defendeu uma revisão neste setor que passe pela simplificação processual e avaliação de desempenho dos agentes, entre outras medidas.

Dos novos ministros ficaram as promessas de trabalho e empenho, com Nuno Crato a pedir uns dias para «aterrar» no Ministério da Educação, Paulo Macedo a garantir que já hoje terá reuniões de trabalho no Ministério da Saúde e o ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, a garantir que a concertação social será uma grande prioridade.

O último a abandonar o Palácio da Ajuda foi o primeiro-ministro, que saiu em silêncio e de mão dada com a mulher, Laura.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção