PUB
PUB
Notícias
Violência na escola - Noções básicas sobre bullying
Bullying nas escolas pode ser combatido em frente ao computador
Redação em 8 de Setembro de 2009 às 17:18
Bullying é um termo inglês utilizado para descrever actos de agressividade, intencionais e repetidos, praticados por uma criança ou um grupo de crianças, sobre outra criança ou outro grupo de crianças, incapazes, por alguma razão, de se defender.

Este tipo de violência pode ser física (incluindo empurrar, pontapear ou mesmo bater), verbal, (ameaças, comentários agressivos ou observações depreciativas sobre a forma de vestir, de falar ou troçando de alguma incapacidade física, mental ou social), gestual ou social.

Neste último caso, consiste na recusa em socializar com uma criança ou intimidar outros colegas quando desejam socializar com essa criança, levando à sua exclusão de actividades, como jogar futebol ou participar em outras brincadeiras comuns a crianças de determinada idade, forçando ao isolamento social da criança que é vítima desta atitude.

Os pais e professores devem estar especialmente atentos a este tipo de agressão, cada vez mais comum nas escolas, de forma a identificar precocemente quer os agressores (bullies, em inglês) quer as vítimas. Tipicamente, o bullying ocorre em locais na escola onde a supervisão é menor, como o recreio, a casa de banho ou os corredores, pelo que são estes os locais onde a vigilância tem de ser, muitas vezes, reforçada.

Alguns sinais podem alertar os pais para o facto de que o seu filho ou a sua filha esteja a ser vítima desta situação, nomeadamente se de uma forma repetida:

¿ Chega a casa com nódoas negras ou cortes

¿ Tem a roupa estragada ou rasgada

¿ «Perde» objectos escolares, como lápis, borracha ou régua

¿ «Perde» dinheiro que os pais lhe deram para comprar um lanche

¿ Não quer ir para a escola de manhã

¿ Tem um comportamento agressivo para com os irmãos

¿ Manifesta menos interesse pelos trabalhos de casa

¿ Parece estar sempre ansioso em relação à escola

Por vezes, os pais têm dúvidas sobre o que se passa, e pode ser difícil conseguir que a criança verbalize aquilo que lhe sucede na escola. Nestes casos, a estratégia deve passar por fazer algumas perguntas simples, cujas respostas poderão indicar se algo de errado acontece na escola. Por exemplo, os pais podem fazer perguntas como:

¿ O que é que fizeram na escola hoje?

¿ De que é que gostaram mais?

¿ De que é que gostaram menos?

¿ A que é que brincaram?

¿ Têm vontade de ir para a escola no dia seguinte?

¿ Como estão os amigos?

A criança vítima de bullying deve ser educada a não desvalorizar a situação e a não se mostrar indiferente perante estas agressões. Pelo contrário, deve ser incentivada a comunicar o que acontece na escola para que os pais, em conjunto com os professores, possam em devido tempo identificar os agressores e iniciar as medidas necessárias para uma mudança de mentalidade.

A criança agressora não deve ser punida fisicamente ou de qualquer forma agressiva, mas encorajada a pedir desculpa publicamente pela sua atitude. Por vezes, é necessária a intervenção de um psicólogo clínico para se perceberem as razões que possam estar por detrás desse tipo de comportamento.

Paulo Oom

Contacto:Clínica Gerações

Tel.: 21 358 39 10
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção