Internacional
Morreu Karl Lagerfeld
Karl Lagerfeld - Baile da Rosa no Mónaco 19.03.2016 Foto: Reuters
Redação Lux em 19 de Fevereiro de 2019 às 11:42

Karl Lagerfeld, o emblemático diretor artístico da Chanel morreu, aos 85 anos.

Segundo a imprensa internacional,  o designer de moda alemão deu entrada de urgência num hospital esta segunda-feira (18).

Lagerfeld morreu vítima de um cancro no pâncreas.

O criador já tinha faltado ao último desfile da marca de alta costura para o verão 2019 no Grand Palais, em Paris, em janeiro.

Essa foi a primeira vez, em mais de 30 anos como diretor criativo da casa francesa, que Karl Lagerfeld não subiu à passerelle para agradecer os aplausos e cumprimentar os convidados no final das suas apresentações espetaculosas.

Um comunicado lido no alto-falante revelou que Lagerfeld, de 85 anos, se sentia cansado e, por isso, pediu a Virginie Viard, diretora do estúdio de criação, que o representasse no encerramento do desfile.

Karl Lagerfeld nasceu em Hamburgo, na Alemanha, a 10 de setembro de 1933 mas sempre se recusou a falar do seu ano nascimento referindo umas vezes que nascera em 1938 e insistindo, em muitas entrevistas, que ninguém sabia a sua data de nascimento verdadeira.

Lagerfeld começou a sua carreira na moda como assistente de Pierre Balmain, após vencer um concurso de design na categoria de casacos, em 1955. 

Em 1958, mudou-se para Jean Patou, onde ele projetou duas coleções de alta costura por ano, durante cinco anos. 

Em 1963, depois de umas férias sabáticas, começou a desenhar para Tiziani, uma casa de alta costura romana e depois em prêt-à-porter, com o rótulo "Tiziani - Roma / Made in England" com que ganhou clientes como Elizabeth Taylor, Gina Lollobrigida, Doris Duke, e a Princesa Marcella Borghese.

Em 1964, Lagerfeld começou a trabalhar como freelancer para a casa de moda francesa Chloé e em 1970, colaborou com com projeto de alta-costura para a casa de moda romana Curiel.

Em 1972, colaborou com a grife italiana Fendi, projetando peles, roupas e acessórios. Em 1983, foi nomeado diretor artístico da casa Chanel. Em 1984, criou com sucesso, paralelamente, a sua própria casa de alta costura, a marca "Karl Lagerfeld " no número 144 do Champs-Élysées.

Em 1991, foi nomeado novo diretor artístico da Chloé.

Leia mais:

Karl Lagerfeld não encerra desfile da Chanel pela primeira vez em mais de 3 décadas

Blésnya Minher arranca ano com campanha para Karl Lagerfeld e Fendi

Fotos e vídeo: Karl Lagerfeld apresenta coleção marcadamente jovem em Paris

Karl Lagerfeld diz que Carole Middleton é «mais sexy do que as filhas»

Fotos: o famoso calendário Pirelli de 2011 assinado por Karl Lagerfeld

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção