PUB
PUB
Nacional
Bacalhau é rei na mesa de natal
Bacalhau Lascado com Puré de Grão (Lux)
Redação Lux  com IP/ Lusa em 26 de Dezembro de 2009 às 12:00
Dados da Associação dos Industriais do Bacalhau (AIB) fornecidos à agência Lusa revelam que cada português consome, em média, seis quilos de bacalhau salgado seco por ano.

Mas cerca de um terço (30 por cento) é consumido durante a época natalícia, segundo o secretário-geral da AIB, Paulo Mónica.

No Natal, os portugueses querem tudo a que têm direito e «estão dispostos a pagar um pouco mais por um produto que lhes garanta um bom resultado na mesa».



O preço do bacalhau depende de vários factores: «Desde logo, do tamanho do peixe. Peixes maiores correspondem a um preço mais elevado», explicou Paulo Mónica.

No entanto a predisposição financeira dos portugueses para o bacalhau durante o Natal não corresponde, à registada durante o resto do ano.

A origem do bacalhau que os portugueses consomem é o Atlântico Norte (nas águas da Rússia, Islândia, Noruega e Canadá) e o Pacífico (Alasca, Estados Unidos da América).

O bacalhau salgado seco representa cerca de 80 por cento das vendas em Portugal, seguindo-se o demolhado ultracongelado (perto de 20 por cento).

Cozido, assado, com natas ou à braz o bacalhau é rei nas mesas de natal.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção