PUB
PUB
Nacional
Redação Lux em 1 de Julho de 2010 às 17:05
Fotos: Luís Figo apoia projecto «A Postos para a Escola»
Luís Figo esteve no Centro Social do Menino Deus, em Lisboa, no âmbito do apoio da sua fundação ao projecto «A Postos para a Escola» da ENTRAJUDA.

Esta acção assinalou o final do ano lectivo, onde com o apoio da Fundação Luís Figo, a ENTRAJUDA levou a cabo o projecto «A Postos para a escola» que realizou rastreios oftálmicos, auditivos e dentários a cerca de 1.500 crianças de 55 instituições de solidariedade social no concelho de Lisboa.

«Apoiamos este projecto desde o seu início por contribuir de forma efectiva para a melhoria da qualidade de vida destas crianças» afirma Luís Figo.

«O acesso à saúde é um direito universal e muito especialmente das crianças cujo bem-estar e sucesso escolar depende muitas vezes de um diagnóstico precoce» conclui.

Para Isabel Jonet, Presidente da Entrajuda «Rastrear precocemente deficiências auditivas e visuais permite corrigi-las e contribuir para que crianças carenciadas possam ter melhores resultados no 1º ano, promovendo assim a inclusão social. O apoio da Fundação Luís Figo a par com o de outros parceiros é determinante para o sucesso deste projecto A postos para a Escola.»

O projecto «A Postos para a escola» nasceu de um contexto de necessidade e que consiste em realizar três rastreios fundamentais junto de crianças de 5 anos, que frequentem o pré-primário, de forma a detectar deficiências e evitar um eventual insucesso escolar no 1º ano do ensino básico, por motivos ligados a má visão ou audição e prevenção em matéria de saúde oral. Foi utilizada uma carrinha equipada e os rastreios foram efectuados por 2 profissionais (Medicina/Enfermagem, Medicina Dentária) que percorreram as IPSS e fizeram o diagnóstico das crianças que, em caso de necessidade, eram encaminhadas de imediato, para médicos especialistas.

Esta acção insere-se no trabalho que a Fundação Luís Figo tem vindo a desenvolver, actuando nas áreas da saúde, desporto, acção social e educação.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção