PUB
PUB
Nacional
Redação Lux  com CSS em 13 de Janeiro de 2014 às 20:54
Bola de Ouro: Cristiano Ronaldo votou em Falcao, Messi escolheu Iniesta
Cristiano Ronaldo, vencedor da Bola de Ouro de 2013, votou no avançado colombiano Falcao, do Atlético de Madrid, para melhor futebolista do ano, esquecendo os rivais Messi e Ribéry, na qualidade de capitão da seleção portuguesa.

Além do ponta-de-lança «colchonero», o avançado do Real Madrid, que hoje recebeu o troféu na Gala da FIFA, em Zurique, votou no seu colega de equipa Gareth Bale para a segunda posição e em Mesut Ozil, ex-companheiro de clube do português e atual jogador do Arsenal, para terceiro lugar.

Tal como Ronaldo, Lionel Messi, capitão da Argentina, vencedor do troféu nas quatro edições anteriores e segundo classificado em 2013, escolheu três colegas seus no FC Barcelona: os médios espanhóis Iniesta e Xavi e o avançado brasileiro Neymar, por esta ordem.

O francês Franck Ribéry, vencedor do campeonato alemão, da Taça da Alemanha, da Liga dos Campeões e do Mundial de clubes pelo Bayern de Munique, foi o terceiro mais votado, mas não participou na eleição. O médio gaulês foi o escolhido pelo capitão da seleção francesa, o guarda-redes Hugo Lloris, que colocou o compatriota em primeiro, à frente do guardião alemão Manuel Neuer (Bayern) e do galês Bale.

O também guarda-redes Iker Casillas, capitão da seleção espanhola e do Real Madrid, colocou CR7 na primeira posição e Ribéry na segunda, não atribuindo qualquer voto a Messi. A sua opção para terceiro foi o extremo holandês Arjen Robben, do Bayern de Munique.

Ribéry foi ainda votado para Bola de Ouro pelos seus companheiros de equipa Philippe Lahm e Claudio Pizarro, capitães da Alemanha e do Peru, respetivamente. O alemão colocou Ronaldo em segundo à frente de Messi e o peruano fez o inverso.

Vencedor do prémio Puskas, que distingue o melhor golo do ano, Zlatan Ibrahimovic, capitão da seleção sueca, formou um pódio com Ribéry no topo, ladeado por Messi e Cristiano Ronaldo.

O português, autor dos três golos da vitória de Portugal sobre a Suécia (3-2), na segunda mão do «play-off» que deixou «Ibra» fora do Mundial, ganhou hoje a Bola de Ouro pela segunda vez, depois de ter sido eleito o melhor do planeta em 2008.

O extremo português, de 27 anos, não ganhou qualquer título coletivo, mas marcou 69 golos em 59 jogos oficiais no ano passado, o que constitui um recorde pessoal.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção