PUB
PUB
Nacional
Passos Coelho lembra patriarca emérito como «homem de fé e de tolerância»
Pedro Passos Coelho na Cimeira Europeia em Bruxelas Foto: Lusa
Redação Lux  com CSS em 12 de Março de 2014 às 22:30
O primeiro-ministro disse hoje ter recebido com pesar a notícia da morte do patriarca emérito de Lisboa, José Policarpo, que recordou como «um homem de fé, de tolerância e de serviço à comunidade e à Igreja Católica».

«A Igreja e o País sentirão a sua falta na defesa dos valores cristãos, do auxílio aos mais desprotegidos e do diálogo inter-religioso», refere uma nota à imprensa de Pedro Passos Coelho.

Questionado sobre um eventual decreto de luto nacional, fonte do gabinete do primeiro-ministro remeteu para a reunião de quinta-feira do Conselho de Ministros.

Na nota à imprensa, o primeiro-ministro recordou a importância do antigo cardeal patriarca de Lisboa no crescimento da Universidade Católica Portuguesa, «de que foi Reitor e Magno Chanceler assim como professor dedicado».

«Foi um homem de reflexão não só dos grandes temas próprios da teologia cristã, mas também dos grandes desafios civilizacionais», sublinha Pedro Passos Coelho.

«Com a força da sua fé, foi uma voz de alerta para os dilemas da sociedade portuguesa e uma voz de exortação para a vivência de cada um segundo os imperativos da bondade e da solidariedade. Quero transmitir à família enlutada e a toda a comunidade católica que estou certo de que este sentimento de perda é partilhado por todo o País», acrescenta a nota do primeiro-ministro português.

O patriarca emérito José da Cruz Policarpo morreu hoje em Lisboa, aos 78 anos, na sequência de um problema cardíaco, disse à agência Lusa fonte da família.

O cardeal José da Cruz Policarpo tinha 78 anos e era atualmente patriarca emérito de Lisboa, depois de ter sido patriarca de Lisboa entre 1998 e 2013.

O assessor do patriarcado, padre Nuno Rosário Fernandes, adiantou que as exéquias vão realizar-se na Sé de Lisboa, na sexta-feira, às 16.00.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção