Notícias
Reabilitação total no maxilar superior com colocação de prótese fixa por Dra Esmeralda Martins 
Reabilitação total no maxilar superior com colocação de prótese fixa por Dra Esmeralda Martins 
Redação Lux em 5 de Outubro de 2018 às 19:00

Por Dra Esmeralda Martins 

Esta é uma transformação incrível que mudou completamente a vida da nossa paciente. Quando entrou no consultório, Mariana, de 47 anos, vinha envergonhada e sentia-se embaraçada por mostrar o estado da sua boca, até ao dentista. Como chegou a esse estado, nem a própria sabia explicar. Anos e anos a trabalhar muitas horas e fora de horas, para criar sozinha um filho a quem nunca deixou faltar nada. Os problemas dentários foram-se agravando e Mariana perdeu mesmo vários dentes. Acabou por usar uma prótese dentária, muitas vezes referida com o termo popular de “dentadura”, dentes postiços ou placa. E assim mascarou durante anos, mal e com desconforto, a ausência de dentes. E sorria o menos possível, sempre sem mostrar os dentes, confessou-nos.

Até ao dia em que o filho, agora com 16 anos, viu pela primeira vez, numa situação inesperada, a mãe sem a tal “placa”. O adolescente ficou chocado e triste por ver o estado da mãe, quase sem dentes. Disse-lhe que “parecia uma sem-abrigo” e Mariana, de repente, naquele dia, caiu em si e olhou para onde se tinha obrigado a deixar de olhar. O filho prontificou-se a ajudar, insistiu que todo o dinheiro que amealhara do seu trabalho de verão seria para a “mãe arranjar os dentes”. Comovemo-nos com a sua história. 

Esta paciente começou por fazer uma limpeza profunda e foram despistados e tratados problemas nos dentes e gengivas, para realizar, então, uma reabilitação total no maxilar superior com colocação de uma prótese fixa em metal-cerâmica. A transformação é, como se pode ver, dramática. Mariana chorou de felicidade quando se viu ao espelho e o filho também. Não só ganhou um sorriso esteticamente muito bonito, como o conforto e a segurança de uma prótese fixa, já que ao contrário da prótese amovível, não vai estar a consecutivamente colocar e a retirar a prótese da boca. Mariana saiu do consultório a sorrir, abraçada ao filho, completamente rejuvenescida, mais bonita e mais confiante.

Resultado:

A higiene e manutenção de uma prótese fixa não é muito diferente daquela que devemos fazer com os nossos dentes naturais. Mariana deverá lavar os dentes pelos menos duas vezes por dia, usar fio dentário e recomendo vivamente o uso de irrigadores orais, que removem com grande eficácia os restos alimentares retidos entre e sob a próteses com um fino jato de água com pressão. Muito importante: visitar o dentista com regularidade de seis em seis meses para realizar a destartarização e fazer o despiste de problemas dentários e gengivais.

Dra.Esmeralda Martins 
Médica-dentista 
Clínica Milénio 
Rua Manuel Silva Leal, 11-C 1600-166 Lisboa  
t +351 217 277 265  
f +351 217 277 264  
e.geral@clinicamilenio.com 
www.facebook.com/Esmeraldamartinsdentista

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção