Com que idade devo colocar aparelho ao meu filho? por Dra Sónia Araújo Santos
Existem algumas situações a que devemos estar atentos nas crianças. A criança respira mal? Tem olheiras? Fica cansada facilmente? Come pouco? Todos estes fatores podem afetar o seu crescimento e podem ser causados pelos dentes.
O cansaço também pode levar a falta de concentração e a um pior resultado escolar. Se a criança tiver um maxilar estreito com o palato (céu da boca) em formato ogival, isso pode levar a dificuldades na respiração. O pavimento da cavidade nasal é o teto do maxilar superior, assim ao corrigirmos e alargarmos o maxilar superior com um aparelho dentário, aumentamos o espaço de ar dessa cavidade e a criança começará a respirar bem.
Se a criança tiver mordida cruzada, ou seja, os maxilares superior e inferior não encaixam bem, também poderá levar a uma situação de dificuldade respiratória com cansaço. A mordida cruzada, maxilar protruído (demasiado para a frente em relação ao inferior), maxilar retraído (demasiado para trás em relação ao inferior) ou mordida aberta (os dentes incisivos não tocam) podem fazer com que a criança coma pouco, pois não consegue mastigar bem. Todas estas situações que descrevi de maxilares devem levar a colocação do aparelho precocemente, muitas vezes antes de caírem os dentes de leite. As mordidas cruzadas (o mau encaixe do maxilar superior no inferior) podem ainda levar a assimetria facial, e como as crianças estão em crescimento isto é extremamente importante, porque pode levar a diferenças da face do lado direito e esquerdo, porque o maxilar vai encaixar somente para o lado esquerdo ou direito. A criança irá mastigar mais para um lado do que para o outro, desenvolvendo mais os músculos de um lado da face. Deve então fazer a consulta com a criança antes de caírem os dentes de leite todos. Em termos psicológicos é muito mais agradável para as crianças a resolução destes problemas antes da adolescência, pois assim quando chegam à adolescência já podem desfrutar de um sorriso saudável e bonito.
Existem muitos tipos de aparelhos. Na consulta, irá ser decidido qual o mais indicado para a situação do seu filho. Existem os aparelhos fixos metálicos tradicionais e existem aparelhos transparentes. Para crianças hiperativas, que são uma preocupação para os pais por poderem fraturar o aparelho e que querem diminuir o número de consultas que têm de fazer com o aparelho, existe ainda atualmente a possibilidade de aparelhos de 3.ª geração, invisíveis e removíveis. Nestes, a vantagem é a criança poder remover o aparelho, o que também facilita a escovagem em crianças com tendência para cáries, a outra vantagem é o menor número de consultas que os pais necessitam de fazer. Estes aparelhos servem para adolescentes e também adultos que não querem utilizar o aparelho tradicional. Também são indicados para crianças que realizam desporto mais intenso. Por isso, a idade com que deve colocar aparelho depende da situação e do tipo de problema dentário, que pode não ser visível à primeira vista, pois os pais podem não reparar que a criança tem o palato ogival, mordida cruzada ou mordida aberta.
Contactos: Tel.: 914 561 488
E-mail: clinicadentaria27@gmail.com
Lisboa – Rua Duque de Palmela 27,
2.ºDto, 1250-097 Lisboa