PUB
PUB
Internacional
Obama descende do primeiro escravo da América do Norte
Obama
Redação Lux em 31 de Julho de 2012 às 10:39
Em 1640, John Punch, um africano que foi levado para a América do Norte fugiu da família a que se encontrava ao serviço em troca de comida e tecto, na colónia britânica da Virgínia. Foi apanhado e condenado a servir até à morte.

Mas aquele que se tornou o primeiro caso documentado de escravatura no território que viria a tornar-se os EUA, mesmo antes da escravatura estar consagrada por lei, não imaginaria que um descendente seu se tornaria presidente desse país. É que Barack Obama, segundo um estudo do Ancestry.com (a maior rede genealógica do planeta), é bisneto em 11º grau de Punch.

Mas as surpresas não se ficam por aqui. Filho de um queniano e de uma norte-americana do Kansas, Obama não está ligado a este antepassado pela linha paterna mas pela materna. Já que a investigação levada a cabo pelo Ancestry.com revela que Punch teve um filho com uma mulher branca, que está na árvore genealógica da sua mãe - pelo menos é este o resultado de uma investigação que se valeu desde documentos históricos, como certidões de casamento e registos de propriedade, a análises de ADN.

Veja desenvolvimento da notícia em tvi24.pt.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção