PUB
PUB
Internacional
Lei de sucessão muda em Inglaterra: se William e Kate tiverem uma filha, ela será rainha
Duques de Cambridge - foto oficial Foto: Reuters
Redação Lux em 29 de Outubro de 2011 às 12:50
A lei de sucessão em Inglaterra foi alterada. O projeto-lei do primeiro-ministro inglês que visava que a sucessão ao trono britânico não fosse discriminada pelo género, foi aprovada esta sexta-feira pelos países ida Commonwealth.

Esta alteração na lei permite que se William e Kate Middleton tiverem uma filha, esta venha a ser coroada rainha.



O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, anunciou que as 16 nações da Commonwealth que têm a rainha da Inglaterra como chefe de Estado «chegaram a um acordo unânime em duas mudanças na lei de sucessão».

A sucessão será determinada «pela ordem de nascimento» e esta decisão «será aplicada a todos os descendentes do príncipe de Gales», informou Cameron, numa entrevista coletiva juntamente com a primeira-ministra australiana, Julia Gillard, em Perth, na Austrália.

Uma outra modificação ainda permitirá que um membro da família real inglesa possa casar-se com uma pessoa de outra religião sem ter que renunciar à coroa.

«O rei ou a rainha devem estar em comunhão com a igreja da Inglaterra, mas é incorreto impedir que se case com um católico se assim o desejar», explicou Cameron.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção