PUB
PUB
Internacional
Redação Lux  com IP em 22 de Maio de 2010 às 10:00
Fotos e vídeos: príncipes das Astúrias comemoram hoje seis anos de casamento
Letizia Ortiz e Felipe de Bourbón casaram-se no dia chuvoso de 22 de Maio de 2004, na Catedral de Almudena, durante uma cerimónia testemunhada por cerca de 1400 convidados.

Pela passadeira vermelha estendida até à porta da Catedral passaram diversas figuras de estado como o Presidente Jorge Sampaio e alguns elementos das famílias reais europeias.

A passagem do primeiro-ministro espanhol, José Luis Zapatero, foi saudada com aplausos do público, mas a saída de Jose Maria Aznar pela passadeira vermelha foi marcada por fortes apupos e assobios. Nelson Mandela e Graça Machel foram saudados efusivamente pelos espanhóis.

Felipe entrou em Almudena de braço dada com a mãe, a rainha Sofia e Letizia Ortiz chegou cerca de um quarto de hora depois num Rolls Royce exibindo um vestido de seda branco-tunisino, longilíneo, com bordados heráldicos, cauda de quatro metros e decote em «v», assinado pelo criador Manuel Pertegaz.

A cerimónia foi presidida pelo monsenhor Rouco Varela, arcebispo de Madrid.

Depois de casados, os príncipes das Astúrias saíram de catedral e iniciaram um cortejo pelas principais ruas da cidade para acenar à multidão molhada.

Durante o trajecto os príncipes fizeram uma paragem na Basílica de Atocha onde Letizia deixou o ramo da noiva.

No regresso à zona da Almudena e do Palácio Real, Felipe e Letizia subiram a uma das varandas do Palácio e saudaram a população que os aguardava na praça do Oriente tendo optado por um beijo tímido na cara e fugindo a uma beijo efusivo.

Veja, abaixo, uma retrospectiva dos seis anos de casamento dos príncipes das Astúrias:



Veja, abaixo, um ecerto da cerimónia realizada na catedral de Almudena:



Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção