PUB
PUB
Nacional
José Luís Peixoto «contente» com Prémio Salerno Livro d`Europa
José Luís Peixoto (foto: Lusa/Epa)
Redação Lux em 1 de Julho de 2013 às 18:47
O escritor José Luís Peixoto afirmou-se «contente», esta segunda-feira, por ter sido o primeiro distinguido com o Prémio Salerno Livro d¿Europa, no valor de 5.000 euros.

O escritor, de 38 anos, foi distinguido pela obra «Livro», entre quatro outros escritores europeus, com menos de 40 anos.

«As notícias destes prémios correm sempre bem», disse à Lusa o escritor que acrescentou: «Foi muito bom [ter sido reconhecido], tanto mais que este foi um livro muito importante para mim».

«É um livro que parte de um tema que é sensível de tratar, e que para mim foi um pouco ambicioso abordar porque não o vivi, que é a emigração para França, e dessas migrações que tocaram muito as pessoas», explicou o escritor.

Num período em que os portugueses voltam a projetar o seu futuro passando pela emigração, o escritor referiu que o livro «tem infelizmente tem essa atualidade».

O «Livro» foi recentemente publicado em Itália pela Einaudi, e os outros finalistas foram a escritora francesa Jakuta Alikavazovic, autora de «La bionda e il bunker», na tradução italiana, o suíço romanche Arno Camenisch, autor de «Dietro la stazione», o italiano Paolo Di Paolo, que escreveu «Mandami tanta vita» e a alemã Judith Schalansky, autora de «Lo splendore casuale delle meduse».

O júri foi ¿constituído por 50 leitores e 50 personalidades ligadas ao meio editorial italiano¿, esclarece em comunicado a editora Quertzal.

«Livro» foi publicado em Portugal em 2010, pela Quetzal Editores, e foi também finalista do Prémio Femina, atribuído em França.

LUSA
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção