PUB
PUB
Nacional
Escritor José Luís Peixoto estreia-se nos «palcos» de Nova Iorque
José Luís Peixoto (foto: Lusa/Epa)
Redação Lux em 16 de Junho de 2012 às 12:28
O escritor José Luís Peixoto estreou-se quinta-feira, em palco, em Nova Iorque, lendo alguns dos seus textos mais conhecidos, acompanhado de uma banda pop, um género de performance que quer repetir no futuro.

No último evento de uma digressão pelos Estados Unidos que incluiu diversas palestras, o escritor leu excertos das versões em língua inglesa dos romances «Cemitério de Pianos» e «Nenhum Olhar», e ainda poemas editados em revistas norte-americanas, ao som da banda pop At a Distance.

«Existe uma musicalidade nas palavras que acho que funciona muito bem neste contexto, até porque a poesia e a palavra literária muitas vezes aspiram a ser música, gostariam de ser música», disse à Lusa o escritor após a performance para cerca de 50 pessoas, na galeria Rogue, em Manhattan, organizada pelo coletivo cultural Arte Institute.

A escolha dos textos, adiantou o escritor, obedeceu ao propósito de «dar uma amostra do [seu] trabalho» e de «adaptar a musicalidade» ao som da banda de Carlos Ferreira e Rui Abrunheiro, dois portugueses residentes nos Estados Unidos.

«Foi uma experiência nova para mim, uma expêriencia mais performativa. Não é completamente a minha vocação, mas, neste momento em que estou procurando novos desafios, sinto-me atraído por ela», adiantou.

No passado, Peixoto trabalhou com a banda de heavy metal Moonspell, com fadistas como Mísia e Joana Amendoeira, além do músico Jorge Palma.

O escritor tem regresso previsto aos Estados Unidos no início de agosto, para algumas leituras em Los Angeles a propósito da primeira edição inglesa do seu livro «Antídoto», que resultou de um projeto com os Moonspell e no qual «cada conto corresponde a uma das faixas do disco».

Durante esta passagem por Nova Iorque e Nova Jérsia, Peixoto fez a palestra da sessão comemorativa do Dia de Portugal no Consulado de Newark, uma comunidade que pretende retratar num futuro livro.

«Tenho muita vontade de escrever sobre a comunidade portuguesa de Newark, que é uma das comunidades portuguesas no estrangeiro que conheço há mais tempo e com alguma proximidade. Tenho algumas suspeitas de como esse projeto se irá desenvolver», adiantou.

Em Portugal, Peixoto deverá lançar novo livro «no Outono», sobre o qual reserva pormenores.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção