PUB
PUB
Nacional
Redação Lux em 15 de Março de 2016 às 20:45
Fotos: Velório do ator Nicolau Breyner na Basílica da Estrela em Lisboa

Amigos e familiares prestam as últimas homenagens ao ator Nicolau Breyner, que faleceu a 14 de março aos 75 anos vítima de ataque cardíaco.

São muitas as figuras públicas que se dirigem à Basílica da Estrela, em Lisboa, onde a urna do ator se encontra, na Capela do Senhor dos Passos. A atriz Lourdes Norberto referiu-se hoje a Nicolau Breyner, como um homem que "tinha sempre projetos em mente, tinha sempre planos". A atriz referiu-se ainda a Nicolau Breyner, que "agora pensava ir ao Brasil", como "um homem bondoso, bem-disposto e sempre com vontade de rir".

Ana Bola falou do ator como "um homem decente e honesto".

O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, realçou"o grande vulto da cultura" que foi Nicolau Breyner

O ex-primeiro-ministro justificou a sua deslocação à Basílica com o "imenso talento e vulto da cultura que foi Nicolau Breyner", que, disse, "tocou a todos". O presidente do PSD referiu a amizade que tinha com o ator, cujo "talento irá permanecer pelos anos".

A polícia instalou baias de segurança no acesso à capela onde está a ser velado o ator, e por onde já passaram, entre outros, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, António Costa, o ministro da Cultura, João Soares, que não prestaram declarações, o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, a vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, e o ex-secretário de Estado da Cultura Jorge Barreto Xavier.

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção