Quatro mulheres e quatro homens vão confecionar no próximo domingo, na Aldeia de Xisto de Benfeita, Arganil, 350 quilogramas de arroz doce, tentando bater um recorde mundial.
Nuno Gonçalves, da organização, disse hoje à Lusa que serão utilizados 45 quilos de arroz, 50 quilos de açúcar, 50 litros de água e cerca de 270 litros de leite, além da casca de limão e canela.
O ano passado, a aldeia confecionou um ¿mega arroz doce¿ com cerca de 300 quilos, mas agora pretende ultrapassar o recorde desta sobremesa, com 303,74 quilos, atingido em Serres, norte da Grécia.
A iguaria será confecionada num tacho com 1,10 metros de diâmetro por um metro de altura, a partir das 13:00 e começa a ser servida, gratuitamente, às 17:00.
Quatro mulheres irão controlar a quantidade dos ingredientes e a altura em que devem ser introduzidos no tacho. Aos homens cabe a tarefa de mexer o arroz, com uma colher de pau de dois metros.
¿Desde que começa a ferver que se tem de mexer sem parar o arroz, que demora cerca de quatro horas a fazer¿, disse Nuno Gonçalves, referindo que um notário irá atestar o cumprimento das regras impostas pelo Guiness.
Cerca de 20 pessoas irão ajudar a servir o arroz doce ¿ que garantem ser um dos melhores de Portugal - colocado em travessas nas mesas onde ¿cada um pode comer o que quiser¿.
O arroz que será utilizado ¿é nacional¿, garante a organização, que espera 1.200 visitantes em Benfeita, uma aldeia com cerca de 80 habitantes, metade dos quais estrangeiros.
O evento será acompanhado por animação musical e por uma feira de artesanato produzido na aldeia, com destaque para as colheres de pau, casas de xisto e a serradura, uma bebida tipo refresco feita com álcool e fruta.