PUB
PUB
Nacional
Centro Interpretativo Tauromáquico vai nascer em Monforte
Tradicional Corrida S. Pedro
Redação Lux em 3 de Agosto de 2013 às 10:46
O Centro Interpretativo Tauromáquico de Monforte, no Alto Alentejo, cujo lançamento da primeira pedra está marcado para sábado, representa um investimento de 165 mil euros e deverá abrir as portas em 2014, anunciou o município.

O presidente da Câmara de Monforte, Miguel Rasquinho, explicou à agência Lusa que o equipamento vai servir para «mostrar a força da festa brava no concelho», numa altura que a tauromaquia «sofre vários ataques» por parte de movimentos contra as touradas.

«Acima de tudo, queremos marcar a diferença de Monforte em relação à tauromaquia, pois a festa brava sofre vários ataques e temos que mostrar a sua força no nosso concelho», sublinhou.

O centro, que acolherá um espaço destinado à tertúlia do Grupo de Forcados Amadores de Monforte, vai ser criado nas antigas instalações da biblioteca municipal, imóvel situado no centro daquela vila do distrito de Portalegre.

O espaço vai ser composto por áreas para exposições, salas de conferências e audiovisuais e espaços destinados a mostrar e contar a história da tauromaquia mundial e de Monforte, em particular.

A autarquia espera ainda que o centro integre uma parte do espólio dos toureiros do concelho, bem como outros utensílios ligados à festa brava.

«O espaço não é só um museu para mostrar uns capotes ou umas casacas. Acima de tudo, queremos um espaço vivo e dinâmico», sublinhou.

Nesse sentido, o autarca adiantou que o município está em vias de estabelecer protocolos com escolas e com o Instituto Politécnico de Portalegre para serem ¿elaborados estudos sobre a temática tauromáquica¿.

A obra vai ser comparticipada em 60 por cento pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER).

Com fortes tradições tauromáquicas, o concelho de Monforte é berço de várias ganadarias, cavaleiros tauromáquicos, peões de brega (bandarilheiros), coudelarias taurinas, forcados e de novilheiros.

O município já declarou a tauromaquia como Património Cultural e Imaterial de Interesse Municipal.

«Este espaço pretende também ser a joia da coroa. Monforte tem muitas tradições nesta área e este aspeto tem que ser potenciado», concluiu.

LUSA
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção