PUB
PUB
Nacional
Redação Lux em 5 de Janeiro de 2014 às 16:48
Eusébio: Imprensa mundial fala em «herói» e «lenda» do futebol
Redação Lux em 5 de Janeiro de 2014 às 16:48
«Herói», «bombardeiro», «lenda», «mítico» e «glória» são as palavras que fazem manchete um pouco por toda a imprensa mundial online, em referência ao ex-futebolista Eusébio, que morreu de madrugada.

De Inglaterra, onde deu nas vistas no Mundial de 1966, a Espanha, Itália, Brasil, Argentina, Estados Unidos ou Alemanha, quase todos os jornais de referência assinalam a morte do ex-jogador do Benfica.

Os ingleses do The Guardian começam por dizer que o herói do futebol português morreu aos 71 anos, citam as reações de José Mourinho, Cristiano Ronaldo e do ex-futebolista do Manchester United Paddy Crerand.

«Tinha um caráter fantástico, era um tipo maravilhoso ¿ o Bobby Charlton do Benfica», assinalou Crerand.

De Inglaterra também a Sky Sports diz que morreu a «lenda do futebol português, lembrado como um dos maiores jogadores da história, ao lado de Pele e Maradona», à semelhança do que escreve a norte-americana CNN no seu portal.

De Espanha, o jornal MARCA diz que «morreu o mítico Eusébio», enquanto o catalão Mundo Deportivo chama-lhe «lenda» e o Sport relembra o cognome «Pantera Negra».

Os também espanhóis do As chegam ao ponto de dedicar uma ligação apenas para notícias sobre Eusébio, referindo que «Portugal está de luto» e escolhendo a frase em que Cristiano Ronaldo escreve na rede social: «Sempre eterno Eusébio, descansa em paz».

O El País diz «adeus ao ícone do futebol português», reconhecido como «um dos melhores do século XX», com uma fotogaleria dedicada a Eusébio.

De França o L¿Équipe dedica várias peças jornalísticas ao avançado, com uma galeria de imagens e um perfil do jogador, enquanto o France Football, que em 1965 atribuiu a Bola de Ouro ao jogador, refere: «Eusébio morreu. O Pantera Negra não rugirá mais».

Os brasileiros do Globo assinalam que morreu o «maior nome do futebol português» e que o «mundo do futebol está de luto», e o Lance fala na morte do «maior ídolo da história do futebol português».

Os italianos da Gazetta dello Sport escrevem: «adeus ao lendário Eusébio. Bombardeiro do Mundial66, herói do Benfica», enquanto o jornal também desportivo Tuttosport diz «Morreu Eusébio, adeus Pantera Negra».

No outro lado do oceano Atlântico também os argentinos do Clarín lembram o antigo jogador, falando em «glória do futebol mundial», enquanto no centro da Europa os alemães do Bild referenciam a morte do jogador, «uma lenda do futebol».

Eusébio da Silva Ferreira morreu hoje às 04:30 vítima de paragem cardiorrespiratória.

O «Pantera Negra» ganhou a Bola de Ouro em 1965 e conquistou duas Botas de Ouro (1967/68 e 1972/73). No Mundial Inglaterra de 1966 foi considerado o melhor jogador da competição, na qual foi o melhor marcador, com nove golos.

Na mesma competição, Portugal terminou no terceiro lugar.

Eusébio nasceu a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique.

O corpo do antigo jogador de futebol Eusébio estará em câmara ardente no Estádio da Luz, porta 1 (acesso pela porta 11), a partir das 17:30 de hoje, anunciou hoje o Benfica, com a missa a realizar-se na segunda-feira às 16:00 na Igreja do Seminário no Largo da Luz, após o que o corpo segue para o cemitério do Lumiar, onde o funeral se realiza às 17:00.

Lusa

Veja mais vídeos exclusivos em tvi24.pt
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção