PUB
PUB
Internacional
Redação Lux  com AA em 15 de Novembro de 2015 às 18:36
O relato de uma sobrevivente do Bataclan: "Fingi estar morta mais de uma hora"
Redação Lux  com AA em 15 de Novembro de 2015 às 18:36
Isobel Bowdery, uma jovem de apenas 22 anos, acreditou que o ataque ao Bataclan, emParis, seria o fim da sua vida.

A jovem revelou todos os seus sentimentos através de uma publicação na sua página de Facebook e as suas palavras rapidamente se tornaram virais nas redes sociais: “Nunca pensamos que vai acontecer connosco. Era apenas uma sexta-feira à noite num espetáculo de rock. O ambiente era tão bom e todas as pessoas estavam a dançar e a sorrir”, é desta forma que Isobel começa o seu texto, mostrando a normalidade que tudo apresentava no início de um fim-de-semana em Paris.

“Quando os homens entraram pela porta da frente e começou o tiroteio, ainda pensámos, ingenuamente, que fazia tudo parte do concerto”, mas conforme conta “não foi apenas um ataque terrorista, foi um massacre”.

Através de palavras, a jovem relembra as dezenas de pessoas baleadas à sua frente, as “poças de sangue”, “os gritos de homens adultos”… “Futuros destruídos, famílias com os corações partidos”, refere Isobel Bowdery, que jamais olhará para o mundo da mesma forma.

“Chocada e sozinha, fingi estar morta mais de uma hora, a suster a minha respiração, a tentar não me mexer, não chorar – não dando a esses homens o medo que desejavam ver. Tive uma sorte incrível em sobreviver. Mas muitos não o fizeram”, assume, relembrando os mortos do ataque e a enorme quantidade de feridos, e referindo que as imagens daqueles homens a assombrarão o resto da vida.

“Nada irá apagar a dor. Quando me deitei no sangue de estranhos, à espera da bala que acabasse com os meus meros 22 anos, imaginava cada rosto que já amei e sussurrei ‘eu amo-te’, uma e outra vez, desejando que soubessem que não importava o que me aconteceu, mas para manterem o lado bom das pessoas, para não deixaram que aqueles homens ganhem”, escreveu.

“Ontem à noite, muitas vidas foram mudadas para sempre e cabe a nós ser pessoas melhores, a viver uma vide que as vítimas inocentes desta tragédia sonharam, mas infelizmente agora não serão capazes de cumprir. Descansem em paz, Anjos. Vocês nunca serão esquecidos”, concluiu a jovem, com palavras fortes de quem podia não ter saído do Bataclan com vida.
 

you never think it will happen to you. It was just a friday night at a rock show. the atmosphere was so happy and...

Publicado por Isobel Bowdery em  Sábado, 14 de Novembro de 2015

 
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção