PUB
PUB
Internacional
Seis filmes portugueses selecionados para o festival de Toronto
Fotogaleira do filme «TABU»
Redação Lux em 29 de Agosto de 2012 às 16:35
Seis filmes de produção portuguesa, entre os quais "Tabu", de Miguel Gomes, e "O grande Kilapy", de Zézé Gamboa, integrarão em setembro o Festival de Cinema de Toronto, no Canadá, informou o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

O festival de Toronto, que decorrerá de 06 a 16 de setembro, é considerado um dos mais importantes da América do Norte e não tem secções competitivas, havendo apenas prémios atribuídos pelo público e pela crítica.

Este ano foram selecionadas seis produções portuguesas para várias secções, como "As linhas de Wellington", de Valeria Sarmiento - que está em competição em Veneza -, e que terá em Toronto uma apresentação especial.

Na secção dedicada aos mestres do cinema estará "O Gebo e a Sombra", de Manoel de Oliveira, que se estreará em Portugal a 27 de setembro.

O realizador angolano Zézé Gamboa apresentará a longa-metragem "O Grande Kilapy", com produção de Fernando Vendrell, na secção "Cinema Contemporâneo do Mundo".

"O Grande Kilapy" tem argumento de Luís Alvarães e Luís Carlos Patraquim, foi rodado em Potugal, Brasil e Angola, e é um filme de época baseado em factos reais, passado no período colonial, entre os anos 1960 e 1970, centrando-se num "playboy" angolano que desvia dinheiro do Estado português para sustentar os seus vícios.

Zézé Gamboa volta a Toronto depois de ter apresentado lá a primeira longa-metragem, "O herói", em 2004, um ano antes de ter sido premiado no Festival de Cinema de Sundance, nos Estados Unidos.

De acordo com o ICA, Fernando Vendrell estará presente no festival no âmbito do "Producers Lab", um encontro de produtores europeus.

Em Toronto será ainda apresentado "Tabu", o premiado filme de Miguel Gomes, que terá distribuição comercial nos Estados Unidos e Canadá, e a curta-metragem "Zwazo", que Gabriel Abrantes apresentou este ano no festival de Locarno.

No festival canadiano estará também "A última vez que vi Macau", filme de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata.

O filme, que cruza histórias pessoais dos dois realizadores, com Macau em pano de fundo, mereceu uma menção especial do júri no festival de Locarno e abrirá em outubro o DocLisboa.

"Tabu", "Zwazo" e "A Última Vez Que Vi Macau" estarão presentes na secção "Wavelengths" do festival de Toronto.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção