PUB
PUB
Internacional
Redação Lux  com Lusa em 12 de Abril de 2010 às 11:57
Polónia chora morte do presidente Lech Kaczynski
Os restos mortais do Presidente polaco, Lech Kaczynski, falecido sábado num acidente de aviação na Rússia, foram recebidos em Varsóvia numa clima de grande emoção e consternação por dezenas de milhar de pessoas.

Enquanto o povo ladeava as ruas à espera do cortejo fúnebre, o primeiro ministro, Donald Tusk, o presidente do Parlamento e chefe de Estado interino, Bronislaw Komorowski, e o presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek, acompanharam o féretro desde o aeroporto de Varsóvia.

Apesar dos desejos da família, o cadáver de Kaczynski não pôde ser repatriado juntamente com a da sua mulher, Maria Kaczynska, uma vez que o seu corpo não se encontra entre os 24 já identificados.

Foi anunciado, esta segunda-feira, o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, irá assistir ao funeral do Presidente da Polónia.

O habitual «briefing» do meio-dia da Comissão Europeia foi hoje precedido de um minuto de silêncio, tal como todas as reunião no Conselho da UE e do executivo comunitário, em homenagem às vítimas do desastre.

O Presidente polaco, Lech Kaczynski, e a mulher, Maria, serão sepultados juntos, depois de repatriadas para a Polónia todas as vítimas do acidente aéreo que matou 95 pessoas, anunciou hoje o porta-voz do gabinete presidencial.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção