PUB
PUB
Internacional
Universidades espanholas convocam feias para tratamento psicológico
A série Betty Feia vai regressar à SIC generalista
Redação Lux  com AM em 7 de Maio de 2010 às 11:48
As Faculdades de Psicologia de Granada e Jaén, no sul de Espanha, estão a convocar mulheres feias para um projecto experimental científico que tem como objectivo testar um tratamento psicológico que cure os transtornos provocados pela obsessão com o ideal de beleza inalcançável, avança a BBC.

O projecto oferece tratamento gratuito a mulheres entre os 19 e os 30 anos que admitam estar insatisfeitas com seu aspecto físico e queiram participar de forma voluntária do projecto.

Segundo a coordenadora do estudo, Maria del Carmen Santaella afirma que o tratamento é importante «porque a preocupação com o aspecto físico afecta de forma alarmante a uma parte importante da população».

Para participar do projecto não há um critério estético. Todas as candidatas que se achem feias e que considerem que o aspecto físico lhe cria problemas emocionais e de adaptação social pode-se inscrever.

As universidades valorizarão históricos de obesidade, transtornos alimentares, tentativas excessivas de dietas e exercícios físicos. Entre as candidatas, os investigadores seleccionarão as mais feias, tendo em conta a falta de auto-estima, ansiedade e depressão.

O projecto será orientado pela clínica de psicologia da Universidade de Granada, que colabora com grupos de investigação em tratamentos de pessoas com distúrbios alimentares na Holanda e na Alemanha.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção