PUB
PUB
Internacional
Redação Lux em 6 de Março de 2013 às 09:02
Morreu Hugo Chávez: reações de Portugal e do mundo
Redação Lux em 6 de Março de 2013 às 09:02
PSD lamentou esta terça-feira a morte do presidente da Venezuela e sublinhou que Portugal sempre teve relações estreitas com as autoridades venezuelanas.

«É sempre de lamentar a morte de alguém que representa um povo. No entanto, não deixou de ser uma personalidade controversa, que teve várias dificuldades políticas, e recordar as acusações que foram feitas a alguma perturbação que houve junto dos seus opositores», declarou à agência Lusa o vice-presidente do grupo parlamentar do Partido Social Democrata (PSD), António Rodrigues.

O deputado do partido do Governo sublinhou ainda que a «extensa comunidade portuguesa» na Venezuela sempre foi «bem tratada», frisando as boas relações entre os dois países.

O Partido Socialista lamentou a morte e lembrou o amigo de Portugal. «O PS lamenta a morte prematura do presidente da Venezuela e transmitiu as condolências à família, aos apoiantes e ao Governo de Hugo Chávez na pessoa do embaixador do país em Lisboa», refere um comunicado do maior partido da oposição em Portugal, enviado à agência Lusa.

Na nota, o Partido Socialista espera que este momento de transição na Venezuela possa conduzir a um futuro de estabilidade política, social e económica, manifestando a «solidariedade do povo português» para com os venezuelanos «neste momento difícil».

«O presidente Chávez foi amigo de Portugal e sempre reconheceu a importância da comunidade portuguesa no país e, também por essa razão, o PS presta-lhe homenagem», refere a mensagem.

O presidente Barack Obama também reagiu ao anúncio da morte de Chávez, dizendo que os Estados Unidos estão interessados em começar um novo relacionamento com a Venezuela.

«Os EUA reafirmam o seu apoio ao povo venezuelano e o seu interesse em desenvolver uma relação construtiva com o Governo da Venezuela», afirmou o presidente americano, em comunicado divulgado nesta terça-feira.

A presidente do Brasil referiu-se ao líder venezuelano como um «grande amigo» da América do Sul. «Nem sempre estivemos totalmente de acordo com o presidente Chávez, mas a sua morte é uma perda irreparável. Ele era um amigo do Brasil e do povo brasileiro», afirmou Dilma Rousseff, que cancelou a viagem que faria à Argentina para reuniões bilaterais com a presidente Cristina Kirshner para comparecer no funeral.

Igualmente ex-presidente brasileiro Lula da Silva manifestou a sua «profunda tristeza», alargando a sua solidariedade a toda a Venezuela «neste dia tão triste». «Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento do presidente Hugo Chávez», indicou, através de comunicado.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, enviou as suas «mais sentidas condolências à família do presidente Chávez, assim como ao povo e ao Governo da Venezuela».

Veja mais vídeos exclusivos em tvi.pt

Dê-nos a sua opinião na nossa página do facebook
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção