PUB
PUB
Nacional
Morreu Eduardo Fortunato de Almeida
Eduardo Fortunato de Almeida
Redação Lux  com AA em 23 de Julho de 2013 às 21:03
O empresário Eduardo Fortunato de Almeida, de 69 anos, que lutava há quatro anos contra um cancro, morreu esta terça-feira (23).

A notícia foi dada pelo filho, Eduardo Fortunato de Almeida Jr., através da sua página de Facebook: «Fim do Sofrimento pai. Desde 2009 a lutar... Hoje foi o fim da "crueldade" das dores que o acompanharam. Obrigado ao IPO (a todos os médicos, enfermeiros e voluntários), obrigado à senhora que esteve sempre com o meu pai (Maria Delfina) há 40 anos de uma tremenda dedicação. Obrigado ao meu sobrinho Nóki».

Eduardo Fortunato de Almeida, sócio-fundador da revista Casa e Jardim e Homem Magazine, tinha dois filhos, Catarina (ex-mulher de José Maria Tallon) e Eduardo Fortunato de Almeida Jr., e cinco netos, Eduardo, Beatriz, Rafael, Eduardo e Matilde.

Eduardo Fortunato de Almeida nasceu a 02 de dezembro de 1943 e estudou no Colégio Moderno, onde se tornou amigo da família Soares, relatou à Lusa o amigo de longa data e ex-assessor cultural dos presidentes da República Mário Soares e Jorge Sampaio, José Manuel dos Santos.

Fortunato de Almeida reencontrou Mário Soares em 1968, quando o ex-Presidente foi deportado para São Tomé e Príncipe, e apesar das suas funções oficiais (era ajudante de campo do governador, tenente-coronel Silva Sebastião) não se coibiu de ajudar o amigo de infância, acrescentou José Manuel dos Santos.

Em 1966, fundou a revista Casa e Jardim, que dirigiu durante cerca de 30 anos, seguindo-se outras publicações especializadas, como a Horas e a Canetas, e a generalista Homem.

«Tinha uma grande rede internacional de contactos», adiantou José Manuel dos Santos, justificando o pioneirismo do empresário da comunicação social na área das indústrias de luxo e das artes decorativas.

O velório de Eduardo Fortunato de Almeida, que foi vítima de doença prolongada, realiza-se na quarta-feira, na Igreja de São João de Deus, e o funeral na quinta-feira.

com Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção