PUB
PUB
Nacional
Vida de Raul Solnado em documentário
Raul Solnado 1929-2009
Redação Lux  com Lusa em 2 de Novembro de 2009 às 12:33
«Raul Solnado, Uma vida feliz» é o documentário que Patrícia Vasconcelos está a realizar para a RTP 1 , no qual mostra «histórias menos conhecidas da vida do actor, da pessoa e do cidadão».

O trabalho - com que a directora de ¿castings` e cantora se estreia na realização - faz parte de um projecto que lhe é «muito querido» e que tenciona «pôr de pé»: realizar documentários sobre «grandes actores portugueses», conta

«Raul Solnado, Uma vida feliz» é o primeiro trabalho desse projecto e resulta «da grande amizade» que, desde a infância, a «une ao grande actor», falecido em Agosto.

O documentário visitará ou recordará os espaços percorridos pelo actor e aqueles que ele foi moldando ao longo da carreira.

A Sociedade Guilherme Cossul, onde o actor se estreou como amador em 1947 e onde deu aulas de teatro quase até morrer; o Maxime, onde em 1951, a convite de José Viana, participou no espectáculo "Sol da Meia-noite" e se estreou profissionalmente; o Parque Mayer, em que foram muitos os elencos de revista que Solnado integrou, são alguns dos locais revisitados no percurso.

O Cine-Teatro Capitólio, de que Raul Solnado foi empresário nos anos 1960, ainda que por pouco tempo, e ao qual a autarquia de Lisboa atribuiu recentemente o nome do actor, e o Teatro Villaret, fundado e dirigido pelo actor de 1964 a 1970, são também recordados no documentário.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção