PUB
PUB
Nacional
Nair Coelho  com Fotos: Salvador Esteves e Vítor Gordo em 20 de Junho de 2010 às 12:03
Paixão por cavalos leva dezenas de personalidades ao Hipódromo do Campo Grande
O 90º Concurso de Saltos Internacional Oficial, que coincidiu com as comemorações do centenário da Sociedade Hípica Portuguesa, juntou, durante quatro dias, dezenas de admiradores da modalidade no Hipódromo do Campo Grande, em Lisboa.

Pela primeira vez, o evento desportivo - o mais antigo concurso de saltos do mundo a decorrer no mesmo local - superou o número de participações, tendo contado com doze equipas de dezoito países, tal como explicou à Lux Filipe Graciosa, presidente da Sociedade Hípica

Portuguesa e cavaleiro chefe da Escola Portuguesa de Arte Equestre.

«O evento foi um êxito! As competições estiveram ao mais alto nível e o ambiente no hipódromo foi muito bom. E é uma grande honra para mim ver o concurso integrado no centenário da República, que se assinala este ano.»

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, assistiu à final do concurso de saltos e presidiu à Taça das Nações em Hipismo, a prova mais esperada do fim-de-semana. Bastante entusiasmado com as prestações dos participantes, o Presidente referiu a importância da Sociedade Hípica Portuguesa, realçando os «100 anos ao serviço do desporto nacional» e o papel dos «cavaleiros portugueses que ao longo dos anos têm contribuído para o prestígio de Portugal no estrangeiro».

Ao lado de Filipe e Isabel Graciosa, Cavaco Silva, que se fez acompanhar pela primeira-dama, Maria Cavaco Silva, passou uma tarde descontraída e aproveitou para recordar que a primeira medalha olímpica portuguesa foi ganha por um cavaleiro: «O hipismo tem projectado Portugal nas mais variadas partes do mundo.»

Isabel Graciosa, que ajudou na organização do evento e foi responsável por toda a decoração, disse que o saldo final do concurso hípico foi «muito positivo»: «Tivemos uma grande representação de outros países e os cavaleiros estavam bastante satisfeitos com o ambiente. As claques de cada país animaram o hipódromo!»

Em representação da Audi, um dos principais patrocinadores do concurso hípico, João Pereira Coutinho esteve no Campo Grande para assistir ao Grande Prémio Audi que reuniu os melhores cavaleiros da actualidade. O empresário e a mulher, Catarina Pereira Coutinho, aproveitaram o evento para estar com amigos, muitos deles ligados ao mundo dos cavalos. Apesar de cinco portugueses terem disputado o prémio que João Pereira Coutinho apoia, o primeiro lugar coube ao finlandês Sebastian Numminen.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção