«Mulheres Guerreiras ¿ Histórias de Esperança, Coragem e Superação» é o título do livro de Adelaide de Sousa e Tracy Richardson que pretende encorajar todos (homens e mulheres) os que enfrentam o cancro da mama.
«Num momento em que estava sozinho, o meu marido teve a inspiração de lidar com o cancro de mama fotografando as mulheres que sobreviveram à doença. A ideia inicial era fazer uma exposição, mas depois quisemos conversar com as mulheres que ele fotografou. Eu entrevistei-as, à exceção de uma, e fiz a edição dos testemunhos», conta Adelaide.
««A nossa intenção ao criar este livro é inspirar todas aquelas que lutam contra a adversidade e transmitir-lhes mensagens de vida poderosas, com histórias de superação assim como a importância de manter acesa a esperança e a coragem quando o medo ameaça engolir tudo à nossa volta.Queremos que estas histórias a encorajem a si ou a alguém que lhe é querido e que esteja a passar por este processo transformador, em todos os sentidos. Foram escritas para reforçarem a sua determinação e a sua vontade, e para lhe dar perspectivas de um novo caminho na sua vida.Queremos ligá-la a toda uma comunidade de sobreviventes, passar este projecto da pura virtualidade para encontros reais, coração a coração, face a face e voz a voz. Comprometa-se com a vitória e, verá que um dia, tudo o que recebeu pode ser oferecido a outras guerreiras. Não é uma promessa de sobrevivência, mas uma nova perspectiva da vida que ainda tem, um convite a sermos gratos por cada novo dia.», assinam Adelaide e Tracy na sinopse.
Na apresentação do livro, que decorreu no espaço Delta Cafés das Amoreiras, o casal fez-se acompanhar pelo filho, Kyle, de 5 anos.