PUB
PUB
Nacional
Rejeitada queixa de Olímpia Feiteira contra Duarte Lima
Duarte Lima à chegada a casa onde ficará em prisão domiciliária Foto: Adão Pinto/Lux
Redação Lux em 8 de Março de 2013 às 16:58
O Tribunal da Relação do Cantão de Zurique indeferiu uma queixa crime de Olímpia Feiteira contra Duarte Lima, na qual a filha de Tomé Feiteira acusava o advogado de branqueamento de capitais, abuso de confiança e gestão danosa.

Na sentença de 20 de fevereiro, a que a agência Lusa teve acesso, o tribunal superior daquele cantão suíço, que julgou o recurso de decisão de arquivamento da queixa por parte do Ministério Público, a 13 de janeiro de 2012, considera que «não resultaram provas concretas» na investigação para incriminar o ex-deputado do PSD Duarte Lima.

Juntamente com a recusa de admissão da queixa, o tribunal determinou também que a filha de Tomé Feiteira pague uma indemnização a Duarte Lima, de seis mil francos suíços (3.244 euros) e suporte as custas judiciais, no valor de dois mil francos suíços (1.622 euros ao câmbio atual).

O documento refere que o Ministério Público suíço «fundamentou, e bem, no despacho de não acusação» que não há indícios da prática de crimes por parte de Duarte Lima e de Michel Canals, ex-diretor da UBS [União dos Bancos Suíços] no final de 2010, também visado pela filha do milionário na queixa apresentada em Zurique.

Olímpia Feiteira alegava que Duarte Lima e Michel Canals, arguido no processo de fraude fiscal e branqueamento de capitais «Monte Branco», «teriam prestado auxílio a Rosalina Ribeiro, companheira do seu pai, para se apropriar de uma conta bancária de Tomé Feiteira».

Saiba mais em tvi24.pt
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção