PUB
PUB
Notícias
Um novo paradigma no rejuvenescimento da face
Pés de Galinha
Redação Lux  com Isabel Cochon Santos em 17 de Julho de 2010 às 09:09
A procura crescente de correcções cosméticas do envelhecimento da face deve-se aos excelentes resultados, que muitas vezes são quase imediatos, e à grande segurança envolvida.

O facto de não serem, em geral, permanentes pode também ser uma vantagem, quando não se gosta do resultado fi nal. Mas, quando usados correctamente, estes procedimentos conseguem atenuar muito as alterações da idade.

A face fi ca mais preenchida e relaxada, melhorando muito a autopercepção e, consequentemente, a auto-estima. É muito importante que o dermatologista identifique correctamente em cada pessoa que o procura as várias alterações do envelhecimento, pois as abordagens são diferentes.

Há um novo conceito na correcção do envelhecimento cutâneo - 4 Rs:

R de Relax - RELAXAR

R de Refill - PREENCHER

R de Redrape - REPOSICIONAR

R de RESURFACING

Identificar cada problema para escolher o melhor R é fundamental para conseguir os melhores resultados.

R de Relax ¿ RELAXAR

É a abordagem fundamental para o terço superior da face e a grande revolução ocorreu com o tratamento com a toxina botulínica. Esta, ao paralisar ou enfraquecer certos músculos da face, consegue eliminar as rugas profundas da testa e as rugas em volta dos olhos, os chamados «pés de galinha». A face fica mais relaxada e perde-se o aspecto preocupado ou de cansaço.

R de Refill - PREENCHER

Com o envelhecimento vai-se perdendo progressivamente a gordura subcutânea da face. Como consequência, esta fica aplanada, os olhos afundados e os lábios quase desaparecem. Perdeu-se o preenchimento e o aspecto redondo do rosto. E, nestes casos, em vez de aspirar gordura, deve-se redistribuí-la e aumentá-la. A abordagem correcta é o preenchimento ou com gordura do próprio ou, o que é muito mais frequente actualmente, com o ácido hialurónico. Este está naturalmente presente na maioria dos tecidos humanos, mas mais de metade encontra-se na pele, onde é fundamental para manter a sua elasticidade e uma normal hidratação. Com o envelhecimento diminui muito, sendo muito importante esta correcção. Os resultados são quase imediatos e muito bons quando aplicado nos sulcos entre os lábios e o nariz, na depressão entre o lábio e o queixo e no preenchimento do lábio ou de certas rugas.

R de Redrape - REPOSICIONAR

Drape significa em inglês dobra, e usa-se com a palavra cortinado ou vestido. Neste caso, pretende substituir o chamado lifting em que a abordagem era apenas esticar. Este acto da cirurgia cosmética continua a ser fundamental na correcção da flacidez da pele. Devido à perda de elasticidade e à força da gravidade, a pele cai, algo que é mais evidente no terço inferior da face. Mas a atitude é remover menos, para não dar um aspecto esquelético e reposicionar o excesso de pele.

R de RESURFACING

Nas alterações actínicas do fotoenvelhecimento. Esta é a técnica correcta para a pele baça, com textura irregular, rídulas e nas manchas castanhas, também chamados de lentigos senis.

Com peelings químicos ou laser de CO2 fraccionado, consegue-se uma destruição controlada das camadas mais superficiais da pele e promove-se a formação de uma nova, mais brilhante, com melhor textura e sem manchas. As rugas também melhoram, principalmente em redor dos olhos e no lábio superior. É, no entanto, muitas vezes necessário combinar técnicas, para obter os melhores resultados. Os actos que acabámos de descrever, quando correctamente aplicados, são muito seguros e podem corrigir eficazmente as alterações do envelhecimento.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção