PUB
PUB
Notícias
A importância da primeira dentição
Sorriso
Redação Lux  com Sofia Cardoso em 11 de Setembro de 2010 às 10:02
A saúde oral da criança é parte integrante da sua qualidade de vida e passa pelo seu completo bem-estar físico, social e mental.

A prevenção deve começar na gestação, quando o médico dentista vai orientar a grávida para que o seu futuro filho tenha uma boca saudável.

Os primeiros dentes do bebé aparecem por volta dos 6 meses de idade e, normalmente, são os centrais do maxilar inferior. Desde esta altura, deve estabelecer-se uma rotina de higiene oral, com uma escova macia e pasta dentífrica apropriada para a idade, para prevenir as cáries e os problemas das gengivas.

Convém efetuar-se a escovagem dentária duas vezes por dia, e

manhã e à noite, e usar pouco dentífrico, tendo bastante cuidado relativamente à sua ingestão. Os dentes de leite têm extrema importância devido a diversos fatores, tais como:

¿ Permitir o crescimento e o desenvolvimento adequado das estruturas craniofaciais ósseas e musculares;

¿ Guiar o desenvolvimento da oclusão adulta correta nas épocas de mudança dentária;

¿ Manter o espaço para os dentes definitivos: quando a criança perde um dente de leite antes da época, os dentes vizinhos ficam sem apoio e movimentam-se, reduzindo o espaço para a próxima dentição;

¿ Evitar problemas ortodônticos;

¿ Proporcionar uma correta mastigação e alimentação na época de maior crescimento e desenvolvimento da criança;

¿ Contribuir para a estética da criança, que tem um grande valor psicológico e na sua autoestima;

¿ Participar no desenvolvimento da pronúncia e da linguagem.

A primeira dentição vai acompanhar o seu filho até aproximadamente aos 12 anos.

Na transição dentária deve ter-se particular atenção aos primeiros molares. Estes nascem atrás do segundo molar de leite e aparecem sem implicar a queda de nenhum dente de leite. Tal acontece entre os 5 e os 6 anos e, normalmente, são os primeiros dentes da dentição definitiva a aparecerem. Por isso, a sua presença pode passar despercebida e confundir os pais, que assumem que estes dentes serão substituídos.

A primeira visita da criança ao médico dentista representa um marco muito importante para a saúde dentária. Esta deve efetuar-se aos 2 anos de idade e um dos seus objetivos é familiarizar a criança com o ambiente da clínica dentária, de forma a reduzir ansiedades futuras.

As consultas de controlo devem realizar-se de seis em seis meses. Os hábitos criam-se muito cedo e lavar os dentes não é exceção. A probabilidade de o fazerem toda a vida, como todos os hábitos e costumes diários, é elevada.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção