PUB
PUB
Notícias
Adolescentes com dentes saudáveis e brilhantes
Sorriso
Redação Lux em 28 de Novembro de 2009 às 09:46
A regra de ouro é educar na infância, fomentando os bons hábitos de higiene dentária para ser um adolescente com uns dentes bonitos e bem tratados.

- Os dentes devem ser escovados após cada refeição, com uma pasta enriquecida com flúor, para evitar a criação de placa bacteriana, gengivites e cáries.

- Deve também passar-se diariamente o fio dental entre os dentes e sob a linha gengival. Caso contrário, os resíduos acumulados sob a forma de placa bacteriana darão lugar ao tártaro.

- Aconselha-se a redução do consumo de açúcares e amidos.

- São essenciais as idas periódicas ao dentista para examinar e proceder a uma limpeza mais profunda dos dentes.

A higiene bucal prolonga a vida dos dentes, confere um hálito saudável e um sorriso bonito.

Problemas dentários na adolescência:

Ortodontia - Os aparelhos são o método utilizado para correcção de dentes mal posicionados, encavalitados ou muito espaçados. Este problema poderá gerar outros e é maior a dificuldade no seu tratamento. O médico irá avaliar a necessidade de cada caso para o uso de aparelho e quais as especificidades desse mesmo aparelho. Neste caso, a escovagem é ainda mais importante.

Protectores bucais - Principalmente para os jovens que praticam desportos mais violentos, onde haja o risco de os seus dentes serem atingidos, é recomendável defender os mesmos usando um protector bucal, evitando igualmente danos a nível dos lábios.

Nutrição - Os jovens deverão moderar o consumo de doces, amidos e refrigerantes. Estes causam o aparecimento de placa bacteriana, que danificará o esmalte dos dentes. A acção nociva dos ácidos contidos nestes alimentos agride os dentes durante mais de 20 minutos. Os lanches deveriam ser maioritariamente compostos por fruta, iogurte, queijo e verduras cruas.

Fumo - Os hábitos tabágicos mancham os dentes e as gengivas, além do mau cheiro e dos outros danos que causam à saúde. Aumentam ainda o aparecimento de gengivites e cancro bucal.

Piercing na boca - A moda dos piercings pode trazer complicações graves: infecções, sangramento, afecções de algum nervo. E também há o risco de se engasgar com os pinos e argolas. Antes de fazer um piercing fale com o seu dentista para não prejudicar irremediavelmente a sua boca e os seus dentes.

Distúrbios alimentares - Os problemas de ordem nervosa, como a anorexia e a bulimia, também afectam os dentes, provocando a corrosão do esmalte.

Como ter dentes mais brancos

Começa tudo pelos bons hábitos de limpeza e prevenção.

O seu dentista tem aqui um papel importante. Fazendo-lhe uma boa limpeza, com alguma regularidade, consegue remover as inestéticas manchas causadas pela ingestão de alguns alimentos ou tabaco. Em casa, deverá usar uma pasta de dentes branqueadora para prolongar a limpeza feita no dentista o maior tempo possível. As manchas mais antigas e difíceis poderão requerer um tratamento especializado para as remover. Dentes com manchas internas ou mais profundas podem carecer de uma cobertura mais densa ou de uma coroa.

O seu dentista é sempre a pessoa apropriada para o aconselhar e executar o tratamento mais eficaz e satisfatório.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção