PUB
PUB
Internacional
Retrato da cantora Amy Winehouse integra National Portrait Gallery em Londres
Amy Winehouse
Redação Lux em 26 de Novembro de 2012 às 18:20
O retrato da cantora britânica Amy Winehouse, que morreu em 2011, integra a partir de hoje o património da National Portrait Gallery, em Londres, informou o museu.

O retrato intitulado «Amy-Blue» (Amy Azul), pouco maior que uma folha de papel, é uma obra da reconhecida artista sul-africana Marlene Dumas (1953).

A obra de Marlene Dumas revela o rosto de Amy Winehouse em tons azuis e preto.

O museu, que adquiriu a obra por 95.000 libras (117.000 euros) com a colaboração da organização de solidariedade "Art Fund", coloca a artista ao nível de figuras-chave da história britânica como o antigo primeiro-ministro Winston Churchill ou a rainha Isabel II.

O quadro foi idealizado após a morte da cantora britânica, que foi encontrada sem vida na sua casa, em Camden (norte de Londres), no dia 23 de julho de 2011.

Marlene Dumas, que teve conhecimento da morte de Amy Winehouse em Amesterdão, afirmou que o desaparecimento da artista foi «um choque».

A pintora sul-africana descreveu Winehouse como uma «grande música», cuja voz era «um dom».

A par do retrato criado pela artista sul-africana, a National Portrait Gallery exibe também uma coleção de fotografias sobre a cantora britânica, que se transformou num ícone do panorama musical internacional.

LUSA
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção