PUB
PUB
Internacional
Vídeo: mulher afegã desfigurada pelo marido é capa da revista «Time»
Revista Time
Redação Lux  com IP em 2 de Agosto de 2010 às 17:10
Chama-se Aisha. É uma mulher de 18 anos. Uma mulher afegã. Foi espancada, violentada, maltratada e tratada como uma escrava enquanto viveu na casa da família do marido, um comandante talibã.

Tentou fugir e correu mal. O marido decidiu castigá-la. Enquanto o cunhado de Aisha a segurava, o marido cortou-lhe o nariz e as orelhas. Numa luta desigual, a mulher acabou irremediavelmente desfigurada mas conseguiu sobreviver.

Jodie Bieber, uma fotógrafa da revista «Time», conheceu a história e decidiu fotografá-la. É capa da revista desta semana.

A acompanhar as fotografias de Aisha, Jodie Bieber não lhe poupou elogios:

«És mesmo uma mulher bonita. Não compreendo, nem imagino o que possas sentir quando tens o nariz e as orelhas cortadas, mas o pouco que consigo fazer e mostrar-te é a tua beleza nestas fotografias».

O trabalho fotográfico pretende ser mais uma chamada de atenção para a situação precária vivida por todas as mulheres afegãs no país e a violação dos mais elementares direitos humanos praticada em pleno século XXI.

No editorial da revista é também descrito o objetivo da reportagem:



«Convencer os americanos sobre as medidas que EUA e aliados têm que tomar neste país».

Aisha encontra-se atualmente à guarda das autoridades policiais. A organização não-governamental «Women for Afghan Women» presta-lhe apoio monetário.

Enquanto isso uma organização humanitária da Califórnia tenta levá-la para os EUA para que possa ser submetida a uma cirurgia estética.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico





Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção