PUB
PUB
Notícias
Ceia de Natal mais saudável
Flexibilidade - Rituais
Redação Lux em 10 de Dezembro de 2009 às 17:20
Saiba que uma colher de óleo parece ser a dose certa para cozinhar com menor teor de gordura e que a técnica de cozinhar a vapor é rápida e ajuda a preservar os nutrientes essenciais dos alimentos.

Não há alimentos proibidos, nem métodos culinários a eliminar das suas refeições. Sabia é possível comer fritos, mas com menos gordura? O truque está adaptar as suas receitas de natal a técnicas de cozinhar mais saudáveis.

Mas de que forma é possível comer com prazer e sem ter peso na consciência? Simples. Existem métodos culinários que o ajudam a preservar as vitaminas, os antioxidantes e os sais minerais, ao mesmo tempo que preservam todo o prazer que deve tirar de uma refeição. Mas atenção, serve de pouco cozinhar com pouca gordura e depois temperar com gordura em demasia!

COZINHAR A VAPOR: RÁPIDO E SABOROSO!

Rápidas, saborosas e muito saudáveis. São assim as refeições preparadas através do método a vapor que consiste em confeccionar os alimentos através da aplicação indirecta de calor, proveniente de água a ferver.

O facto de os alimentos não entrarem em contacto com a água permite que não exista perda de nutrientes - vitaminas, antioxidantes, sais minerais - através do líquido da cozedura. O facto de existirem equipamentos de cozinha que permitem confeccionar vários pratos em simultâneo, tem ainda a mais valia de permitir que não se misturem os sabores do bacalhau, da couve e da batata. Um ganho de tempo, de sabor e um regalo para os olhos. É que depois de cozinhados, a cor dos alimentos sai mais realçada.

Os benefícios nutricionais também saem a ganhar. Por exemplo, os brócolos cozinhados a vapor preservam 84% das vitaminas, contra 40% quando cozidos com água a ferver. Os espinafres cozidos em água ficam com apenas 1,5% das vitaminas contra 32,2% no caso do vapor. No caso do ferro, o mesmo alimento cozido a vapor conserva 72,8% deste mineral (contra 64,1% quando cozido em água).
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção