PUB
PUB
Notícias
Três em cada dez portugueses sofrem de uma doença do foro digestivo
dores menstruais
Redação Lux em 5 de Junho de 2013 às 10:37
Mais de oitocentos especialistas nacionais e estrangeiros, reúnem-se, a partir do dia 12 de Junho, no Centro de Congressos de Vilamoura, para abordar os desafios da gastrenterologia, concretamente ao nível do diagnóstico e tratamento das doenças do foro digestivo, que afetam três em cada dez portugueses.

O encontro acontece no âmbito da Semana Digestiva 2013, o maior um evento científico da especialidade, e que se propõe reunir no mesmo espaço médicos, restantes profissionais de saúde e doentes. O objetivo é de forma integrada abordar as doenças do foro digestivo, desde as mais comuns como a doença do refluxo gastro-esofágico ou o síndrome do cólon irritável, até às mais agressivas como a Insuficiência Hepática, a Doença Inflamatória do Intestino, o Cancro do Estômago, do Cólon ou do Pâncreas, cuja incidência está a aumentar em Portugal.

De acordo com Hermano Gouveia, gastrenterologista e presidente da Comissão Organizadora da Semana Digestiva «a incidência das doenças relacionadas com as funções gastro-intestinais tem aumentado consideravelmente nos últimos anos e, embora a faixa etária mais afetada se encontre acima dos cinquenta anos, a incidência está também a aumentar entre os jovens. O estilo de vida ocidental é provavelmente um dos grandes responsáveis por esta prevalência».

No amplo espectro de patologias da área gastrenterológica, incluem-se todas as que afetam o tubo digestivo - esófago, estômago, intestino delgado e colon - assim como as vias biliares, fígado e o pâncreas.

Na última década, a especialidade da Gastrenterologia tem tido uma enorme evolução, designadamente ao nível métodos de diagnóstico e de tratamento, a qual levou ao desenvolvimento de um trabalho cada vez mais multidisciplinar, que pode envolver cirurgiões, oncologistas, patologistas, radiologistas e enfermeiros. O contributo de profissionais das mais variadas especialidades, com perspetivas particulares e enriquecedoras para a Gastrenterologia, será uma das preocupações da Semana Digestiva, que irá agrupar abordagens aparentemente tão diversas quanto, por exemplo, as da pediatria e da oncologia.



A Semana Digestiva 2013, é organizada pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, pela Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva e pela Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado, e vai decorrer até ao dia 15 de Junho no Centro de Congressos de Vilamoura.



Saiba amis em www.semanadigestiva.com
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção