PUB
PUB
Notícias
Mitos na alimentação e na nutrição: os açúcares (parte II)
Nutrição e hipertensão
Redação Lux  com por Catarina Roquette Durão em 20 de Fevereiro de 2010 às 16:04


Moléculas de grande dimensão são compostas por muitas unidades de açúcares, sendo denominadas de hidratos de carbono complexos (amido, algumas fibras, etc.).

Moléculas de dimensão média são compostas por algumas unidades de açúcares e são denominadas de oligossacarídeos (constituídos por 3 a 10 açúcares unidos entre si).

Moléculas de pequena dimensão ou unidades isoladas de açúcares são às vezes chamadas de hidratos de carbono simples. Na legislação aplicável à rotulagem, estes é que são açúcares e dividem-se em monossacarídeos (uma única molécula de açúcar) e dissacarídeos (duas moléculas ligadas entre si). Glicose, frutose e galactose são monossacarídeos que se unem formando dissacarídeos como a sacarose (açúcar do açucareiro composto por glicose e frutose), a lactose (açúcar do leite composto por galactose e glicose) e a maltose (açúcar resultante da digestão do amido - composto por duas moléculas de glicose).

Num rótulo, quando encontramos «Hidratos de Carbono», está a fazer-se referência a todos os tipos de glícidos, mas quando lemos «dos quais açúcares» está a fazer-se referência somente aos mono e dissacarídeos (açúcares simples) adicionados ou naturalmente presentes no alimento.

Estes nutrientes são essenciais, pois fornecem-nos glicose - «a moeda de troca do nosso organismo». A forma como os consumimos é que não é indiferente. O problema do açúcar coloca-se se optarmos por alimentos que, para além de açúcar, não fornecem mais nada - é o caso da sacarose (o açúcar do açucareiro). É totalmente diferente consumir açúcares em alimentos que fornecem muitos outros nutrientes (por exemplo, fruta e leite). Também é muito diferente consumir um fornecedor de hidratos de carbono que contém amido e açúcares naturalmente presentes, aliados a inúmeras vitaminas, minerais, proteínas, etc.

Alimentos ricos em hidratos de carbono são essenciais na nossa alimentação e - para além de amido e açúcares - devem fornecer inúmeros outros nutrientes. Por outras palavras, há alimentos que têm açúcares naturais dos alimentos e que não fazem qualquer mal, bem pelo contrário!

Albert Einstein já nos tinha avisado de que «As coisas devem ser simplificadas tanto quanto

possível, mas não mais do que isso...»
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção