PUB
PUB
Internacional
Prémio Nobel da Física atribuído a Serge Haroche e David Wineland
Serge Haroche e David Wineland (Reuters)
Redação Lux em 9 de Outubro de 2012 às 12:31
O prémio Nobel da Física 2012 foi hoje atribuído ao francês Serge Haroche e ao norte-americano David Wineland "pelos métodos experimentais inovadores que permitem medir e manipular sistemas quânticos individuais", anunciou o Comité Nobel.

Serge Haroche e David J. Wineland inventaram e desenvolveram, independentemente, métodos de medir e manipular partículas individuais, preservando a sua natureza quântica-mecânica de uma forma até então considerada impossível, escreve a Real Academia Sueca das Ciências no comunicado em que anuncia os laureados.

O mesmo comunicado refere que os dois cientistas "abriram a porta a uma nova era de experimentação na física quântica ao demonstrar a observação direta de partículas quânticas individuais sem as destruir".

O comunicado explica que, para partículas individuais de luz ou de matéria, as leis da física clássica deixam de se aplicar e a física quântica toma o seu lugar. Mas as partículas individuais não são fáceis de isolar e perdem as misteriosas propriedades quânticas assim que interagem com o mundo exterior.

Por isso, muitos dos fenómenos bizarros previstos pela física quântica não podiam ser observados diretamente e os investigadores só podiam fazer experiências mentais que, em princípio, manifestariam esses fenómenos.

Através dos "métodos laboratoriais engenhosos", Haroche e Wineland, juntamente com as suas equipas, conseguiram medir e controlar estados quânticos muito frágeis, que antes se consideravam inacessíveis à observação direta.

Os novos métodos permitiram-lhes examinar, controlar e contar as partículas, indica ainda a academia, adiantando que, apesar de as investigações serem independentes, os métodos têm muito em comum.

Os dois laureados trabalham na área da ótica quântica e estudam a interação fundamental entre a luz e a matéria, uma área que tem evoluído consideravelmente desde meados da década de 1980.

Os seus métodos permitiram a este campo de estudo dar os primeiros passos na construção de um novo tipo de computador super-rápido baseado na física quântica.

"Talvez o computador quântico mude o nosso dia a dia neste século, como o computador clássico fez no século passado", admite a Real Academia Sueca das Ciências.

A investigação também levou à construção de relógios extremamente precisos que poderão ser a base de uma nova medição do tempo com 100 vezes mais precisão do que os atuais relógios atómicos de césio, adianta o comunicado.

O francês Serge Haroche nasceu em 1944 em Casablanca, Marrocos, doutorou-se em 1971 na Universidade Pierre et Marie Curie, em Paris, e atualmente é professor no Collège de France e na Ecole Normale Supérieure, em Paris.

O norte-americano David J. Wineland nasceu em 1944 em Milwaukee, EUA, doutorou-se em 1970 pela Universidade de Harvard e atualmente trabalha no National Institute of Standards and Technology (NIST) e na Universidade de Colorado Boulder, EUA.

O prémio, com o valor monetário de oito milhões de coroas suecas (930 mil euros), será entregue numa cerimónia formal em Estocolmo a 10 de dezembro, aniversário da morte do fundador dos prémios, Alfred Nobel, em 1896.

A temporada dos prémios Nobel 2012 começou na segunda-feira com o anúncio do Nobel da Medicina, atribuído ao japonês Shinya Yamanaka e ao britânico John Gurdon pelo trabalho na reprogramação de células maduras, que voltaram ao estado estaminal.

O anúncio dos prémios prossegue na quarta-feira com o Nobel da Química, na quinta com o da Literatura, na sexta com o da Paz e termina no dia 15 com o Nobel da Economia.

Os prémios Nobel, criados em 1895 pelo químico, engenheiro e industrial sueco Alfred Nobel (inventor da dinamite), foram atribuídos pela primeira vez em 1901.

LUSA
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção