PUB
PUB
Internacional
Enfermeira salva criança com cancro através do Facebook
Facebook
Redação Lux  com AM em 19 de Outubro de 2010 às 15:12
Michelle Freeman nunca pensou que o simples facto de publicar uma fotografia da filha Grace, de apenas dois anos, lhe podia salvar a vida.

Segundo o Daily Mail, Nicola Sharp, de 42 anos, e enfermeira há 20, visitava o perfil de Michelle quando viu algo estranho numa fotografia desta com a filha: ao invés de ter dois reflexos vermelhos nos olhos - provocados pelo flash - a menina tinha apenas um, sendo que o outro estava branco.

«Normalmente os olhos ganham um tom avermelhado nas fotografias, mas quando o olho está branco, pode significar que algo está errado», explicou a enfermeira, que alertou de imediato a amiga para que fizesse exames médicos à filha.

O resultado não foi animador. Grace tinha um retinoblastoma, um cancro na retina bastante grave, que já tinha provocado a cegueira no olho esquerdo, onde estavam alojados os dois tumores. A doença ainda não tinha sido diagnosticada devido à idade da criança e caso não fosse o alerta de Nicola poderia não ter sido diagnosticada a tempo.

«Não há dúvidas para mim de que Nicola salvou a vida a Grace. Não havia quaisquer indícios de que Grace tinha um problema nos olhos e nunca teríamos sabido sem a ajuda de Nicola», afirmou a mãe.

Michelle tem agora que levar Grace a Birmingham, de 4 em 4 semanas para um tratamento a laser, e a criança terá de fazer exames regularmente mas as hipóteses de sobrevivência são grandes.

Segundo a publicação, este tipo de cancro afeta crianças pequenas, mas quando diagnosticado cedo tem uma grande probabilidade de cura.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção