Nacional
David Baverstock é eleito enólogo do ano pela segunda vez
David Baverstock foi eleito enólogo do ano pela revista Wine Foto: Divulgação
Redação Lux em 7 de Março de 2013 às 18:22
David Baverstock foi eleito enólogo do ano pela revista Wine, que também destacou o Torre 2007 na lista dos «Vinhos com Melhor Pontuação».

Já antes, em 1999, tinha sido premiado com igual distinção pela Revista de Vinhos.

O enólogo luso-australiano, responsável pelos vinhos da Herdade do Esporão e Quinta dos Murças atraído para Portugal há 25 anos, foi considerado pela revista um «enólogo raro, sério e respeitado por todos os seus pares, discreto, mas responsável por muitos dos grandes vinhos em Portugal, tanto no Alentejo como no Douro».

Os prémios da revista Wine destacaram ainda o Torre 2007 como um dos «Vinhos com Melhor Pontuação», com 18 pontos, considerando-o um vinho com uma «enorme riqueza de aromas, potência e complexidade» e que revela «uma vitalidade e jovialidade impressionantes», fruto da «solidez do trabalho de adega» e do «trabalho de um grande enólogo».

Os vinhos do Esporão também estiveram em destaque nos Prémios da Revista de Vinhos, «Melhores do Ano 2012», atribuídos no passado dia 15 de fevereiro, tendo conquistado dois lugares na restrita lista dos 30 «Prémios de Excelência», com o Torre 2007 e Esporão Private Selection Tinto 2009.

O Torre 2007 é considerado pela Revista de Vinhos um vinho «demolidor, que impressiona os sentidos», com um «tratamento luxuoso, desde as barricas usadas até aos mimos que teve até chegar à garrafa». Também o Esporão Private Selection 2009 Tinto foi elogiado pela publicação que destaca que «em relação ao Private Selection as expectativas são sempre altas e este 2009 correspondeu totalmente ao que dele se esperava, ou seja, um tinto sofisticado e moderno, tributário do clima quente onde as uvas nasceram, mas acentuando também o lado mais complexo onde a fruta e a barrica dialogam, sem lutar entre si».

O Esporão Private Selection Branco 2011 foi selecionado na mesma altura com um dos melhores da região.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção